Exposição homenageia Monteiro Lobato

Cultura
15/04/2011 14h01

Quem nunca ouviu falar da boneca Emília, do Visconde de Sabugosa ou da Dona Benta? Publicado pela primeira vez em 1920, o "Sítio do Picapau Amarelo", do escritor Monteiro Lobato, continua encantando crianças e adultos. E a  Biblioteca Municipal Clodomir Silva está homenageando o escritor com uma exposição especial. Aberta ao público no dia 05 de abril a exposição segue até o dia 28, no horário normal de funcionamento.

De acordo com o diretor da biblioteca, Tarcísio Bruno, quem visitar a biblioteca encontrará obras, fotografias, histórias e curiosidades de um dos maiores expoentes da literatura brasileira. Intitulada "Viajando com Lobato", a exposição marca as comemorações relativas a três datas especiais do mês de abril: a primeira delas é no dia 02, quando se comemora  o dia Internacional do Livro Infantil. Já no dia 07 do mesmo mês, é comemorado o dia Estadual do Livro e da Literatura e no dia 18, data do aniversário de Lobato, é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil.

"Aqui as pessoas terão acesso às obras de Lobato, que é o grande ícone da nossa literatura infantil. Essa exposição é para as crianças e também para os adultos. Lobato é encantador para todas as idades", explicou Tarcísio. O estudante Júnior Vieira já tem 15 anos e não perdeu o interesse pelas fantásticas histórias do autor paulista. "O Sítio do Picapau Amarelo é um clássico. Não tem esse que não goste. Eu mesmo, acho muito interessante o Visconde de Sabugosa. Ele é muito inteligente", confessa.

Contação

Fantasiada de Emília, Ivany Brás de Jesus envolve as crianças contando histórias todas as tardes na biblioteca. Ela é coordenadora do Setor Infanto-Juvenil da instituição, mas, para as crianças que assistem às suas apresentações, é, sem dúvida, a encarnação da bonequinha do Sítio. "As crianças interagem bastante e contação de história é assim: do contador ao público e do público ao contador. Todos constroem juntos a história", explica.

A autora sergipana de contos, Telma Costa, também marcará presença na exposição. Nos dias 18 e 19 de abril ela mesma irá apresentar os contos de sua autoria na biblioteca. As contações acontecem na Clodomir Silva pela manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 15h. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13hs. O endereço é rua Santa Catarina, 314 - Siqueira Campos. Informações: (79) 3179-3743