Escola do Mosqueiro irá receber o Programa 'Mais Educação'

Educação
15/04/2011 15h54

Melhorar a qualidade da educação, ampliando a oferta de vagas na rede pública, tem sido uma das principais metas alcançadas pela Prefeitura de Aracaju com as obras de reforma em diversas unidades de ensino. Além de ser beneficiada com a construção da nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, a comunidade da Zona de Expansão de Aracaju também terá a oferta de ensino ampliada na região, por meio do Programa ‘Mais Educação' naquela unidade de ensino.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as secretarias estaduais e municipais da Educação. Será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, mediante prestação de assistência técnica e financeira aos programas de ampliação da jornada escolar diária nas escolas públicas de educação básica.

Após a adesão de 24 escolas municipais da capital ao ‘Mais Educação', alguns dos objetivos a serem alcançados justificam a promoção do diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais, o favorecimento da convivência entre professores, alunos e suas comunidades e a disseminação das experiências das escolas que desenvolvam ações de educação integral.

Disposto a viabilizar todas as condições necessárias ao andamento do ‘Mais Educação' nas escolas da capital, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, associa as intenções do programa ao interesse da rede municipal de ensino pela qualificação do processo de aprendizagem. "Dada a importância do ‘Mais Educação', é de total relevância implementá-lo nas escolas, em especial, na Zona de Expansão, e futuramente, beneficiar toda a rede municipal de ensino com esse modelo", afirmou Bittencourt. 

Formação continuada

Para dar suporte à execução das atividades optativas oferecidas pelo programa, a Semed estará promovendo a formação continuada de professores, gestores e servidores; reuniões de pais e mestres com foco na educação integrada dos filhos e visitas de professores e demais técnicos em educação às famílias e espaços da comunidade onde o ‘Mais Educação' será desenvolvido.

Em cada unidade de ensino, um professor deverá coordenar o programa e articular as atividades optativas ofertadas no contraturno escolar com acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e arte, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável.

Educação Integral

A educação básica em tempo integral consiste na jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades realizadas em outros espaços educacionais. A escolha das atividades optativas a serem aplicadas é feita levando-se em consideração a necessidade do aluno, bem como dos demais integrantes das comunidades em que os mesmos estão inseridos, e a realidade das escolas.

Leia mais...

Escolas municipais terão jornada ampliada em 2011