Moradores do Jardins aprovam construção de prédio comercial

Planejamento e Orçamento
15/04/2011 16h49

Moradores do bairro Jardins e das regiões vizinhas aprovaram, por unanimidade, a construção do novo empreendimento comercial Antônio Conde Dias durante a audiência pública, realizada na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, nesta sexta-feira, 15. O objetivo da audiência foi apresentar à população o relatório de impacto de vizinhança produzido pela empresa, além de esclarecer dúvidas aos moradores a respeito da obra.

O procedimento de consulta popular sobre a construção de empreendimentos de grande porte está previsto no Estatuto da Cidade. Através da administração municipal, são formadas comissões que analisam o projeto de construção das obras pelos representantes das empresas responsáveis e, posteriormente, é aberta uma votação sobre a viabilidade de implantação do projeto no local.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Dulcival Santana, o empreendimento Antônio Conde Dias irá fortalecer ainda mais o bairro Jardins, que hoje é apontado como umas das áreas comerciais mais valorizadas na capital. "O projeto será importante, pois irá atrair a atenção de comerciantes para a instalação de novas lojas e estabelecimentos. A perspectiva, segundo os realizadores do projeto, é de que ssejam criados mais de 2000 empregos diretos e este número pode ser multiplicado por dois ou três se considerarmos os empregos indiretos", avalia o secretário.

Empreendimento

O centro comercial irá abrigar mais de 200 lojas distribuídas em seis pavimentos. O estacionamento contará com 200 vagas para os profissionais e 207 para os clientes, gerando comodidade e segurança já que os motoristas não precisarão deixar seus veículos nas ruas. A expectativa é que haja a circulação de mais de 2000 pessoas por dia durante o horário comercial de segunda a sexta-feira.

A localização do prédio também é privilegiada, pois tanto está próximo de importantes centros de segurança pública, exemplo da 1ª Delegacia Metropolitana e o Posto Móvel da Polícia Militar, como também se situa em uma ampla avenida com grande circulação de ônibus e transeuntes. Outro ponto positivo do empreendimento é que ele fica distante às áreas de preservação ambiental do bairro Jardins, como o Parque Tramanday, não oferecendo riscos para a fauna e flora da área.

Para Lilian Wanderley, consultora da empresa Ambienterra que avaliou o projeto de construção do imóvel, os efeitos positivos do empreendimento são mais relevantes, do que os efeitos negativos que ele pudesse ocasionar. "Os moradores podem ficar incomodados com o barulho ou até a poeira durante a construção. Mas estes transtornos são passageiros e os futuros benefícios irão se estender a longo prazo, tanto para a população na geração de emprego e renda, quanto para o município que terá uma renovação da sua carga tributária e reverterá estes valores com investimentos para a cidade", explica a consultora.

Expectativa

Os moradores do bairro Jardins e das áreas circunvizinhas acompanharam atenciosamente todos os detalhes do projeto. Durante o final da apresentação, os moradores puderam manifestar suas dúvidas e opiniões sobre a construção do prédio. Segundo Camila Azevedo, moradora do bairro Jardins, a instalação de mais um centro comercial na região é aguardado com expectativa e empolgação pelos moradores.

"Em conversa com meus vizinhos, percebi que eles ficaram muito interessados sobre a instalação deste novo projeto. Realmente, ele vem para incrementar o setor comercial do bairro Jardins que, hoje em dia, se constitui como um das principais áreas de referência na capital para o setor de negócios", opina a moradora.