O município de Aracaju volta a ser destaque nacional esta noite quando receberá uma importante premiação na área da Assistência Social. O 1º lugar do prêmio ‘Boas Práticas de Gestão Pública' será entregue à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) pela execução do seu ‘Plano de Capacitação e Formação de Trabalhadores da Assistência Social'.
O prêmio será entregue hoje à noite, 19, ao secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, durante a realização do 13º Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais). O evento, que começou na última segunda-feira, se estenderá até a próxima quarta-feira, 20, reunindo em Belém (PA) mais de dois mil profissionais de Assistência Social do país.
"Nos sentimos vitoriosos quando recebemos uma premiação tão significativa, concedida por uma instituição de tamanho respeito e credibilidade como é o Congemas", declarou Bosco Rolemberg, acrescentando que a premiação serve de estímulo para que a Semasc continue aperfeiçoando as práticas de aplicação da Política Nacional de Assistência Social.
O prêmio ‘Boas Práticas de Gestão Pública' foi lançado pelo Congemas neste ano e o município de Aracaju já conquistou a primeira edição com o trabalho ‘Plano Municipal de Formação e Capacitação para os Trabalhadores da Assistência Social em Aracaju'.
Plano de Capacitação
O plano, em execução no município de Aracaju desde 2008, foi compilado e inscrito no Congemas ao lado de outros 100 trabalhos, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg, enfatizando que este plano é referência e ordena as ações de capacitação voltadas para os trabalhadores da área da Assistência Social.
Bosco Rolemberg explica que, nesse período, mais de 2.000 trabalhadores que atuam na área, a exemplo de assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, auxiliares administrativos, conselheiros de direitos e tutelares, participaram de mini-cursos, oficinas, encontros, palestras e reuniões que resultaram num melhor desempenho em suas atividades diárias.
"Esse reconhecimento por parte do Colegiado Nacional atesta todo o esforço da nossa equipe e do prefeito Edvaldo Nogueira em continuar qualificando o serviço público e ofertando mais qualidade de vida ao nosso povo, com ações eficazes dos gestores públicos", ressalta.
O Evento
O encontro foi aberto na noite da última segunda-feira, 18, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, apresentando a temática ‘Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): competências e responsabilidades dos municípios'. Os três dias de evento serão marcados pela troca de experiências entre secretários e gestores municipais dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.
A elaboração de uma agenda nacional da política de Assistência Social também integra a programação, que será composta de plenárias gerais, painéis, premiação e colóquios. No evento serão debatidos temas como ‘Os desafios regionais dos Colegiados na Gestão Municipal do SUAS: socializando os relatórios dos encontros regionais', ‘As competências e responsabilidades da instância municipal na efetiva descentralização do SUAS: construindo uma agenda nacional', ‘Gestão do SUAS', ‘Organização dos Serviços de Proteção Básica' e outras temáticas.