Dia do Índio é comemorado em escolas de educação infantil

Educação
19/04/2011 18h34

O Dia do Índio, 19 de abril, foi celebrado com alegria em todas as escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Para comemorar a data, foram realizadas diversas atividades lúdicas com o objetivo de ensinar as crianças o valor da cultura indígena.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, localizada no bairro Industrial, os meninos e meninas foram presenteados com um dia de lazer. Entre as atividades realizadas, a degustação de um lanche especial originário da culinária indígena, brincadeiras de musicalização, contação de histórias da literatura infantil sobre os povos indígenas, confecção de cocares, pinturas e caracterização das crianças.

Segundo a coordenadora geral da escola, Ildete dos Santos, o foco principal das atividades é a identificação de valores da cultura indígena e a preservação das manifestações culturais. "É necessário que elas aprendam desde cedo a importância dos povos indígenas, pois deles herdamos diversos costumes, sejam hábitos alimentares ou conhecimentos na área da medicina", comentou Ildete.

"Quando surpreendidas com as comemorações, as crianças ficaram extremamente felizes, principalmente na hora de criar seus próprios adornos, com o auxílio das professoras da unidade escolar", completou a coordenadora geral. O aluno da creche Roger Silva, 5 anos, não esconde a preferência pela pesca ao conhecer melhor os hábitos indígenas. "Gosto quando ouço histórias em que os índios saem para conseguir alimentos usando a pesca com rede e canoas", contou.

Herança cultural

Entre os costumes herdados dos índios estão o cultivo de alimentos, como mandioca, milho, guaraná e palmito, além de objetos, como redes, jangadas e canoas. O hábito de dormir na rede, tomar banho diariamente, usar tabaco e maquiagem também prevalecem.

No vocabulário, nomes como Curitiba, Piauí são de origem indígena, bem como de frutas nativas ou de animais, a exemplo de caju, jacaré, abacaxi e tatu. Algumas técnicas como o trabalho em cerâmica e o preparo da farinha também caracterizam a cultura dos nativos.

Origem

A data alusiva ao ‘Dia do Índio' foi criada no ano de 1940, durante a realização do ‘I Congresso Indigenista Interamericano' no México. No evento estavam presentes diversas autoridades governamentais e líderes indígenas da América. Como a participação dos índios só ocorreu efetivamente no dia 19 de abril, a data foi estabelecida oficialmente no continente americano como o ‘Dia do Índio'. No Brasil, foi instituída em 1943, pelo então presidente da república, Getúlio Vargas, através do decreto 5.540.