Bares e restaurantes vão aborver mão-de-obra qualificada pela PMA

Formação para o Trabalho
20/04/2011 10h54
Início > Notícias > Bares e restaurantes vão aborver mão-de-obra qualificada pela PMA

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), que tem mais de 300 empresas associadas, se somará à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para ampliar a absorção de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. A parceria foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 20, durante reunião entre a presidenta da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Rios Pimentel, e o presidente da Abrasel, Augusto José de Carvalho. O termo de parceria será assinado dia 11 de maio, no Hotel Parque dos Coqueiros, durante a abertura do Brasil Sabor, considerado o maior evento gastronômico do país.

Durante o encontro desta manhã, Telma Pimentel falou sobre o Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Aracaju e informou que os cursos são inteiramente gratuitos. Segundo ela, a meta da Fundação é qualificar seis mil cidadãos este ano. As atividades acontecem nas seis unidades da Fundat, bem como em associações parceiras. Telma Pimentel também falou ao presidente da Abrasel que a PMA mantém um Balcão de Intermediação de Mão-de-Obra, que visa à inserção do cidadão no mercado de trabalho.

Augusto de Carvalho apontou as principais necessidades dos bares e restaurantes em termos de mão de obra. Na oportunidade, ele reforçou que é preciso qualificar garçons e atendentes através de cursos específicos e conhecimentos básicos de inglês e espanhol. O presidente da Abrasel lembrou que a realização da Copa do Mundo no Brasil tornará ainda mais urgente a capacitação de profissionais para atender os turistas.

Compromisso

Após ouvir detalhadamente as necessidades dos bares e restaurantes, Telma Pimentel se comprometeu em direcionar e ampliar a qualificação da mão-de-obra para o setor. "Faremos isso porque sabemos que há demanda e temos a certeza de que os profissionais serão absorvidos pelo mercado de trabalho. Esse é o sentido da parceria com a Abrasel", disse a presidente da Fundat.

"Acho louvável a política de capacitação profissional da Prefeitura de Aracaju e quero parabenizar os esforços de Telma Pimentel no sentido de ampliar essas ações. O nosso segmento apóia essa iniciativa e vamos caminhar juntos. Acredito que todos ganham com isso: o trabalhador, os empresários e a prefeitura", declarou Augusto de Carvalho.