Academia da Cidade oferece qualidade de vida aos aracajuanos

Saúde
20/04/2011 16h35
Início > Noticias > 45507

O dia da dona de casa, Maria Celina Batista de Jesus, 56 anos, começa às 6 horas, quando ela acorda, come uma fruta, toma um café e segue para praticar atividades físicas. Há três anos, a dona de casa vai todos os dias ao encontro de seus colegas de ginástica no Pólo de Atividades Físicas da Academia da Cidade no conjunto Orlando Dantas.

"Eu tinha problemas de colesterol alto por isso precisava praticar alguma atividade física. Desde que comecei a frequentar a academia, sinto que minha vida melhorou muito. Sentia moleza, estresse e ficava indisposta. Mas, hoje me sinto mais ativa e até meu humor está melhor, pois a academia também é muito divertida", afirma a dona de casa.

A história de Maria Celina Batista de Jesus é uma das muitas que a Academia da Cidade vem contando ao longo dos seus 07 anos de existência. O projeto foi idealizado através de uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Universidade Federal de Sergipe e do Ministério da Saúde. O programa trabalha em espaços públicos abertos oferecendo à população aracajuana aulas de ginástica, caminhada monitorada, musculação, yoga, avaliação física e monitoramento contínuo da pressão arterial.

O projeto é reconhecido pelo Ministério da Saúde e é avaliado como um excelente indicador para a promoção da saúde. Em 2007 a Academia da Cidade, através de pesquisa do Ministério da Saúde, foi fator relevante para que Aracaju recebesse o título da cidade com maior e melhor qualidade de vida do país. Foram avaliadas as condições geográficas, as ciclovias e as políticas de promoção à saúde, desenvolvidas pela SMS. O objetivo do programa foi o de instituir um estilo de vida saudável para a população aracajuana.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Sílvio Santos o programa atingiu com grande êxito seu propósito e acredita que a Academia da Cidade possui grande influência no titulo adquirido por Aracaju de capital brasileira com a melhor qualidade de vida.

"A Academia da Cidade nós dá muito orgulho. Os professores estão de parabéns e a comunidade também. A cidade faz jus ao status de cidade da qualidade de vida, título que Aracaju ganhou graças também a Academia da Cidade e ao apoio de toda a população", afirma Silvio Santos.

Para a Coordenadora do Programa de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Sayonara Carvalho, a atividade física regular promovida pela Academia da Cidade tem registrado resultado positivo na saúde dos participantes. "Uma vez que levamos saúde para a população, oferecemos às pessoas a possibilidade de envelhecer saudável, evitando doenças que diminuem o potencial ativo da população como diabetes, obesidade e transtornos mentais como a própria depressão", explica a Coordenadora.

Além de atividades físicas, a academia divulga outros eventos e projetos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que estejam relacionados com a promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida, como prática de alimentação saudável e campanhas antitabagismo.

Inscrição no programa

Para se inscrever no programa, basta o cidadão se dirigir a um dos 15 Pólos existentes, onde será acolhido e avaliado por uma equipe. "Ao chegar a um dos pólos, o futuro usuário conversa com o professor, onde são feitas algumas perguntas: qual o histórico de doenças na família, como é a alimentação do futuro aluno entre outras. Logo depois do questionário é feita uma avaliação física e recomendado um plano de exercício para a pessoa", ressalta Sayonara Carvalho.

A vendedora Maria Estela Rodrigues Calisto, 54, disse que procurou a Academia da Cidade, após uma ida ao médico há cinco anos atrás, quando foi aconselhada a fazer exercícios físicos por sofrer de hipertensão e problemas cardíacos. Ela encontrou no programa a oportunidade de cuidar da sua saúde e passar a ter mais qualidade de vida.

"O médico sempre me dizia que eu precisava fazer alguma atividade física. Como minhas amigas já freqüentavam a academia da cidade e sempre me convidavam, resolvi conhecer. Gostei tanto que estou aqui até hoje. Antes da academia eu sentia o corpo pesado, muitas dores, fraqueza e fadiga, mas comecei a vir com mais frequência e logo senti que fiquei mais disposta meu corpo está mais flexível e já não sinto muitas dores nas pernas", explica Maria Estela. 

Ela faz questão de divulgar para as amigas os benefícios da academia da cidade reforçando que depois que passou a freqüentar as aulas, sua vida passou a ser saudável. "Hoje tenho hábitos mais saudáveis, estou mais feliz. A academia é ótima, nós dançamos, organizamos festas, participamos de eventos. E por conta de todo benefício e qualidade de vida que a academia proporciona já conseguir trazer duas amigas e uma prima para se juntar a nós", afirma.

Atualmente a Academia da Cidade tem mais de 6.000 usuários cadastrados em seus pólos, que funcionam de segunda à sexta das 05 às 08 horas e das 16 às 19 horas, as aulas são sempre acompanhadas por três orientadores de educação física. Os pólos são: Orlando Dantas; Bairro América; Sol Nascente; Jabotiana; 18 do Forte; Bugio; Augusto Franco; Bairro Industrial; Santos Dumont; Santa Maria; Castelo Branco; Inácio Barbosa; Getúlio Vargas; Médice, Lamarão e 13 de Julho.

Dados da Academia da Cidade

Os resultados do programa comprovam que a academia da cidade tem cumprido seu objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Dados de trabalhos científicos do programa revelam que 80% dos hipertensos e 40 % dos diabéticos cadastrados, passaram a controlar seus níveis de pressão e de glicemia através da prática regular de atividade física.

Com a atividade física constante, a aposentada, Josefa Oliveira, 58 anos, é exemplo do sucesso do programa. Ela sofre de diabetes e colesterol alto, mas com a frequência dos exercícios físicos na academia da cidade, passou a controlar a suas taxas de glicemia e de colesterol.

"Eu sentia muita taquicardia e dores nas pernas, mas com as caminhadas promovidas pelos professores junto com uma dieta alimentar que o médico recomendou, já não sinto esses problemas. As caminhadas ajudam a controlar a minha taxa de glicose e colesterol, esse é um grande benefício para minha saúde. Aqui todo mundo é muito bem humorado, assim o nosso dia já começa mais alegre" diz Josefa Oliveira.