'Saúde na Escola' leva assistência a alunos da educação infantil

Educação
20/04/2011 16h29
Início > Noticias > 45508

Atividades especiais de detecção e prevenção de doenças mudaram a rotina dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro na manhã desta quarta-feira, 20. Localizada na Zona de Expansão de Aracaju, a escola é uma das unidades de ensino cadastradas no ‘Programa Saúde na Escola' (PSE), desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS) com objetivo de combater doenças que comprometem o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino.

Liderado pelo médico Marcos Suzuki, um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) atendeu meninos e meninas que cursam a educação infantil na escola. Exames físicos, testes de acuidade visual e aferições de pressão arterial foram algumas das ações executadas. Segundo Suzuki, trabalhar com a prevenção é sempre o melhor caminho para erradicar ou minimizar os efeitos de doenças infantis. "Os bons hábitos alimentares e o desempenho dos sentidos são fundamentais para um bom rendimento escolar", explicou Marcos.

A coordenadora geral da Emef, Enalva de Santana, considera o programa primordial para os estudantes. "Mediante a atuação do PSE, profissionais da unidade de saúde da comunidade conseguem estreitar relações com educadores e alunos. A ação intersetorial privilegia a rede municipal de ensino, já que um grande número de pais, devido à falta de tempo, não podem levar seus filhos ao médico", disse Enalva.

A universitária Renata Tavares evidenciou a importância do programa para as comunidades escolares e, sobretudo, para os acadêmicos. De acordo com ela, as atividades desenvolvidas no PSE servem como fonte de conhecimento na disciplina ‘Projeto de Integração da Estratégia da Saúde da Família'. "Através do programa, não analisamos apenas as características biológicas do aluno, mas também os fatores emocionais e sociais que o envolvem, questões decisivas para um diagnóstico preciso de doenças", enfatizou a acadêmica.

Saúde bucal

A saúde bucal também não ficou de fora do atendimento aos alunos. Segundo a dentista Juliana Menezes, responsável pela avaliação, um simples incômodo dental pode acarretar diversos problemas, entre eles a dispersão do aluno em sala de aula e a dificuldade de aprender o que está sendo ensinado pelo professor.

"O ponto chave da atividade desenvolvida na escola é que os diagnósticos de casos graves terão, graças ao PSE, um tratamento contínuo, sempre aproximando a sala de aula da unidade de saúde", declarou a dentista, ao lembrar que programações como a que aconteceu esta manhã na Emef. Tenisson Ribeiro serão realizadas na unidade escolar todas as quartas-feiras do mês de abril.

PSE

O programa foi instituído nacionalmente graças a uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, quando foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Para este ano, serão contempladas 89, integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família. O cadastramento das unidades de ensino interessadas deve ser realizado pelo coordenador escolar na página eletrônica do MEC. O cadastrador também deverá indicar o articulador do programa na escola.