Vigilância sanitária fiscaliza a venda de pescados

Saúde
20/04/2011 17h44
Início > Noticias > 45510

Com a chegada da Semana Santa, cresce o volume de vendas dos pescados em vários estabelecimentos da capital. Para manter a qualidade do produto que chega à mesa dos moradores da cidade, a Secretaria Municipal Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), está intensificando as ações de fiscalização desses produtos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, Ana Angélica, desde a última terça-feira, 19, oito agentes sanitaristas  realizam vistorias nas dez maiores redes de supermercados de Aracaju. Hoje, 20, foi a vez do setor de pescados do Mercado Central receber a visita dos técnicos da secretaria.

"Faz parte da rotina da Vigilância Sanitária a fiscalização em supermercados e no mercado municipal. Em virtude da Semana Santa, quando o volume nas vendas de pescado cresce, a Vigilância se preocupa em verificar se está sendo mantida a qualidade desses produtos", afirma Ana Angélica

Características

Ainda de acordo com a coordenadora, a fiscalização também tem a finalidade de orientar os feirantes e os proprietários de estabelecimentos, quanto às boas práticas de acondicionamento desse tipo de gênero alimentício. Para Juliano Pereira, médico veterinário da Covisa, o próprio consumidor também pode identificar a procedência e a qualidade do produto observando alguns detalhes.

"No caso do peixe fresco as pessoas devem observar características como olhos brilhantes e túrgidos, escamas aderidas ao corpo e guelras de coloração rosada e avermelhada. Nos produtos embalados, devem observar a integridade da embalagem assim como o selo do Ministério da Agricultura e a validade. Já nos produtos a granel, devem verificar o congelamento do peixe e se está acondicionado sob generosas camadas de gelo" explica.