Guarda Municipal disponibiliza telefone para denúncias

Guarda Municipal
26/04/2011 10h10
Início > Notícias > Guarda Municipal disponibiliza telefone para denúncias

Visando a participação popular na atuação do poder público, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) disponibiliza um número telefônico para receber denúncias pela população. É por meio do 153 que a GMA recebe essas ligações que permitem a otimização do serviço de segurança do bem público, além de promover maior agilidade e precisão no atendimento.

"A Guarda é responsável por garantir a segurança dos bens e instalações do município, através de visitas periódicas em alguns locais predeterminados ou quando recebemos uma chamada pelo 153. Todas as instalações que estão sob a responsabilidade da Guarda Municipal são monitoradas por equipamentos eletrônicos. Um sistema sonoro que dispara na sede caso haja alguma suspeita de violação", explica a Tenente Jucimeire.

A partir do monitoramento eletrônico e do número 153, é possível que todo cidadão faça denúncias correspondentes a casos de mau uso dos espaços públicos, como construções de baias em praças, pichações e instalações de moradores de rua locais indevidos. Para fazer a denúncia não é necessária a identificação pessoal. "A segurança pública compete a todos nós, sociedade civil organizada e estado", declara a Tenente.

Estrutura

A Guarda Municipal conta com uma central de atendimento que fica localizada no Parque da Sementeira. "Aqui na central fazemos o monitoramento de cerca de 80 escolas e 60 unidades de saúde da família, via sensor de alarme eletrônico. Se houver qualquer tipo de violação o alarme dispara na sede, e logo depois enviamos uma viatura para fazer a verificação do local. Para isso, trabalhamos com dois rádios de comunicação interna", informa a coordenadora da central, Tássia Nascimento.

O serviço ofertado pelo número 153 conta com atendimento 24h realizado por três guardas municipais no monitoramento na central, além disso, tem um contingente 12 guardas divididos em quatro viaturas, por turno.

"Esse é um mecanismo importante porque ajuda a coibir que o patrimônio público seja diletado por um cidadão que não cumpre com seus deveres sociais, além disso, ajuda a diminuir a ocorrência desses casos, diminuiu também os gastos públicos e contribui para a cultura de preservação do que é público", afirma.