PMA atua na prevenção e tratamento da hipertensão

Saúde
26/04/2011 15h33
Início > Noticias > 45535

Nesta terça-feira, 26, é comemorado ‘O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial'. Independente da data, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve uma série de ações para conscientizar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta, que é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O coordenador de da Rede de Atenção Primária (Reap), Geison Valença, explica que além de ações educativas, a SMS desenvolve ações diárias relacionadas à prevenção e tratamento de hipertensos. "Independente da data alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, realizamos diariamente atividades para prevenir e tratar os variados quadros de hipertensão", declara.

Em Aracaju, o tratamento da doença, que hoje atinge cerca de 35% da população brasileira acima de 40 anos, é realizado através da formação de grupos formados por portadores da patologia, onde são acompanhados por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. "O objetivo central do grupo é a vinculação dos pacientes às unidades de saúde básica e aos médicos de referência", explica Geison.

Diante do número de óbitos anuais causados por doenças cardiovasculares - mais de 300mil por ano, tornou-se necessário investir na prevenção e controle. Por isso, diariamente são realizadas consultas e a distribuição de remédios anti-hipertensivos. "O tratamento que fazemos atende às normas e protocolos do Ministério da Saúde. A prevenção e o controle desta patologia é uma responsabilidade social que define nosso comprometimento com o desenvolvimento do sistema de saúde pública do país", afirma.

Atualmente, o programa de combate à hipertensão do município conta com 133 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), um número de profissionais que permite a cobertura de 95% da cidade. Além de consultas, os exames necessários para o controle da hipertensão são garantidos pela SMS, através do sistema de regulação. "Em todas as unidades de saúde de Aracaju é possível fazer exames como o hemograma, lipograma, glicemia e creatina. Assim como pacientes diabéticos, os hipertensos também são considerados prioritários", disse.

Academia da Cidade

Os resultados do programa comprovam que a academia da cidade tem cumprido seu objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Dados de trabalhos científicos do programa revelam que 80% dos hipertensos e 40 % dos diabéticos cadastrados, passaram a controlar seus níveis de pressão e de glicemia através da prática regular de atividade física.

A vendedora Maria Estela Rodrigues Calisto, 54, disse que procurou a Academia da Cidade, após uma ida ao médico e foi aconselhada a fazer exercícios físicos por sofrer de hipertensão e problemas cardíacos. Ela encontrou no programa a oportunidade de cuidar da sua saúde e passar a ter mais qualidade de vida.

"O médico sempre me dizia que eu precisava fazer alguma atividade física. Como minhas amigas já freqüentavam a academia da cidade e sempre me convidavam, resolvi conhecer. Gostei tanto que estou aqui até hoje. Antes da academia eu sentia o corpo pesado, muitas dores, fraqueza e fadiga, mas comecei a vir com mais frequência e logo senti que fiquei mais disposta meu corpo está mais flexível e já não sinto muitas dores nas pernas", explica Maria Estela.

 Prevenção e Tratamento

A hipertensão arterial ou pressão alta é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão. Chama-se hipertensão quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, com valor superior a 120/80 mmHg, ou 12 por 8.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil conta com cerca de 17 milhões de portadores da doença. "Por isso, é necessário aferir a pressão frequentemente, pois não detectar ou não tratar a pressão alta aumenta muito o risco. Sendo que na maioria das vezes, a hipertensão arterial não apresenta sintomas alarmantes, o que a torna perigosa e nociva", afirma Geison.

Riscos

Correm risco de desenvolver hipertensão pessoas que consomem muita bebida alcoólica, fumantes, os que têm casos de hipertensão na família, quem está com excesso de peso, utiliza muito sal na alimentação, diabéticos e os que não têm uma alimentação saudável. Para o tratamento da doença é indicado fazer caminhadas diárias de no mínimo uma hora, diminuir o sal da comida, diminuir ou parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, consultar o médico regularmente e, principalmente, não abandonar o tratamento, seguindo sempre a orientação e medicação.

"É importante cuidar da qualidade de vida, pois fatores como stress e má alimentação contribuem muito para o aumento da pressão arterial ou desencadeamento de uma crise hipertensiva", afirma.