O espaço do oratório festivo da igreja Padre Arnóbio Patrício de Melo ficou pequeno diante da alegria das idosas assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social Jardim Esperança, instituição ligada à Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc). Convidados pelo Cras, o grupo Mamulengo de Cheiroso foi o encarregado de proporcionar emoção durante esta tarde de quarta-feira, 27.
O psicólogo do Cras Jardim Esperança, Carlos Roberto, afirmou que a intenção do evento é proporcionar uma tarde diferente e voltada para a manifestação cultural. "Nós temos várias atividades com os idosos como palestras, ações interativas, mas hoje a gente está proporcionando uma atividade de maior lazer com a apresentação do grupo Mamulengo de Cheiroso, conhecido não só nacionalmente como também internacionalmente", contou.
O educador social do Cras, Antônio Igor Moura, espera que depois da atividade cultural, o grupo reforce a integração. "Estamos procurando inovar as atividades com os grupos de convivência e, a partir do contato que temos com o Grupo Mamulengo de Cheiro, pudemos juntar o útil ao agradável. Espero que com essa atividade eles possam se integrar, se conhecer, trocar palavras, ampliar a comunicação", disse.
Alegria
Segundo o membro fundador e administrador artístico do grupo Mambulengo de Cheiroso, Augusto Barreto, o espetáculo teatral feito com bonecas há mais de 30 anos faz alegria de todos os públicos. "O grupo já tem 33 anos e sempre fez esse trabalho direcionado para o povo, seja idoso, seja criança. Viemos oferecer esse espetáculo porque sabemos que o Cras desenvolve um trabalho muito sério junto às pessoas que estão envelhecendo", apontou.
Dona Lucila Rita há 8 meses participa do Grupo de Idosos do Cras Jardim Esperança. Para ela, o evento é sinônimo de divertimento e emoção. "Está sendo maravilhoso. Estou muito emocionada, e é por essa e por outras ações do Cras que aconselho a todas as idosas participarem", revelou.
Histórico
Conhecido nacional e internacionalmente, o grupo Mamulengo de Cheiroso, fundado pela professora Aglaé Fontes, há 33 anos espalha alegria por onde passa. O espetáculo teatral, feito com bonecas, aborda temáticas da cultura popular, da literatura, da poesia, da dramaticidade e do folclore.