A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), realizou na tarde de quarta-feira, 27, blitz educativa que teve como tema o slogan ‘Acidente de trajeto também é acidente de trabalho. Notifique!'. A campanha foi realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
A adesão da população a ação foi muito positiva e isso ficou comprovado durante a mobilização, com o apoio dos que passavam pela Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Jardins, local da blitz. A SMS levou para a mobilização 50 trabalhadores da saúde, que distribuíram panfletos educativos, flanelas e alertaram os condutores sobre os acidentes de trajeto. A abordagem educativa também trabalhou os temas do respeito à sinalização e às leis de trânsito.
De acordo com a coordenadora da Reast, Elisa Leite França, a campanha serviu para esclarecer quais são os direitos do trabalhador, quando se fala de acidente de trajeto. "No momento que o trabalhador sai de sua casa e dirige ao seu trabalho, qualquer acidente de trânsito que acontecer nesse percurso, pode ser considerado acidente de trabalho e deve ser notificado, obrigatório, pelo profissional da saúde que atender o caso e esse é o foco de nossa campanha", afirma Elisa.
Recomendações
Durante toda a blitz educativa, os condutores abordados receberam informações sobre acidentes de trajeto e muitos descobriram seus direitos. A recomendação passada foi de que todo acidente deve ser notificado. Além disso, os condutores devem ter a consciência sobre a importância da condução segura, respeitando os limites de velocidade, a sinalização, utilização dos dispositivos de retenção (cinto de segurança e cadeirinha) para adultos e crianças respectivamente e respeito ao pedestre.
Segundo o secretário Municipal da Saúde, Sílvio Santos, essa mobilização é muito importante para a população, por ter a característica de educar e orientar os condutores, mostrando quais são os seus direitos. "O objetivo da blitz é o de conscientização dos trabalhadores dos seus direitos, educando a população, para que informe as autoridades responsáveis, quando sofrerem um acidente de trajeto, que devem sempre ser notificados", pontuou Silvio Santos.