A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou na tarde da última quarta-feira, a 2ª reunião com os presidentes dos Conselhos locais das Unidades de Saúde da Família (USF). No evento estavam presente cerca de 30 presidentes. A intenção do encontro é proporcionar a interação entre a gestão e a comunidade, auxiliando na resolução dos problemas referentes a saúde pública.
Segundo o coordenador do Núcleo dos Conselhos das USF, Hélio Farias, a pauta do evento foi voltada às demandas da comunidade expostas no último encontro, onde a SMS mostrou os avanços conquistados.
"A evoluções desde a última reunião foram: A agilização da confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); criação de receituário próprio para os hospitais de urgência da capital; informação do início dos mutirões de cirurgias, dos exames e consultas especializadas. Porém o mais importante desse encontro foi à participação dos líderes das comunidades." explicou Hélio Farias.
A reunião seguiu de forma dinâmica, onde os presidentes tiveram a oportunidade de expor as suas reivindicações e demandas para serem solucionadas pela SMS. A presidente do Conselho local da USF Max Carvalho, Maria de Barros Lima, ressaltou a importância da reunião para a comunidade e falou que nunca tinha vivido situação parecida, nos cinco anos em que está à frente da presidência do conselho local de sua unidade.
"No tempo em que eu estou na presidência, Silvio Santos foi o primeiro secretário a fazer essas reuniões, que são maravilhosas. Aqui nós podemos colocar as nossas necessidades de forma aberta e somente com essa interação entre a população e a secretaria que vamos conseguir realizar mudanças", afirmou Maria de Barros Lima.
Equipe completa
Para Edna Santana, profissional da saúde há 33 anos e presidente do Conselho local da USF Francisco Fonseca, há cinco anos a unidade dela está de parabéns, pois tem quatro equipes de profissionais da saúde da família completas e os atendimentos são sempre realizados.
"Aqui na unidade, a gerente Jennifer Gomes é do tipo que põe a mão na massa e resolve os problemas. Hoje temos todas as nossas equipes completas. Vim à reunião para agradecer todo o esforço feito pela minha comunidade e esse espaço aberto pela secretaria, onde podemos falar diretamente com o secretário. Nos 33 anos que trabalho na saúde, nunca tinha participado de algo assim. Essa é uma grande conquista", enalteceu Edna Santana.
União
De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, avanços já foram realizados, porém ainda há muito a ser feito. "Tenho a clareza que qualquer melhoria não depende somente da figura do secretário. Cada presidente de conselho das USF representa a extensão do secretário da saúde. O nosso papel é de somarmos todos nossos esforços, que devem ser voltados para melhoria da saúde pública de Aracaju. É na base do diálogo que vamos encontrar o caminho, que precisamos construir juntos", ressaltou Silvio Santos.