SMTT e SMS juntas contra a violência no trânsito

Transporte e Trânsito
28/04/2011 11h06
Início > Noticias > 45554

No final da tarde desta quarta-feira, 27, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveram, simultaneamente, as campanhas "Chega de Acidentes" e "Acidente de Trajeto também é Acidente de Trabalho", na Avenida Pedro Valadares, em frente ao Shopping Jardins.

Além de conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as normas do trânsito, principalmente o limite de velocidade e a faixa de pedestre, as equipes da SMTT e SMS também dialogaram com os passantes, orientado para que eles sempre utilizem a faixa para atravessar qualquer via. "Acho ótima esta iniciativa, os motoristas precisam de disciplina, precisam aprender a respeitar os pedestres", disse a bancária Imperatriz de Menezes.

Parceiras de uma série de ações, a SMTT e a SMS também estão juntas no Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. "A SMTT está apoiando todas as campanhas dos nossos parceiros do Comitê que tragam como tema central o trânsito. Estas ações conjuntas são fundamentais para alertar a população sobre a violência no trânsito. Esta é uma questão importante para toda a sociedade que deve se unir e lutar a favor da paz e da segurança em nosso trânsito", afirmou a psicóloga da educação para o trânsito da SMTT, Rita Luz.

Acidente de trajeto

Esta é a expressão usada para caracterizar acidentes que ocorreram no deslocamento entre o ambiente de trabalho a residência do trabalhador, ou vice-versa. Poucas pessoas sabem, mas, esse tipo de acidente é considerado acidente de trabalho.

"O número deste tipo de ocorrência é muito grande, mas não temos dados precisos sobre acidentes de trajeto, porque normalmente estes são notificados como acidentes comuns de trânsito. O nosso objetivo é fazer com que a população saiba que os acidentes de trânsito que ocorrem quando elas vão ou voltam do trabalho para casa são acidentes de trabalho e nos notifiquem para que seja prestada toda a assistência devida a estas vítimas", frisou a Coordenadora da rede de atenção à saúde do trabalhador da SMS, Elisa França

"As campanhas ‘Chega de Acidentes' e ‘Acidente de Trajeto também é Acidente de Trabalho' se unem perfeitamente, já que muitas vezes os motoristas estão com pressa de chegar no trabalho ou para voltar para suas casas e acabam desrespeitando a sinalização de trânsito, o que faz com que estes motoristas tornem-se vítimas do trânsito", destacou Rita Luz

Ruído

Dia 27 de abril é o dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Durante a mobilização, também esteve presente a coordenadora estadual da campanha em Sergipe, Tereza Raquel Sena. "Apesar desse movimento existir há 15 anos, é a primeira vez que é feito em Sergipe. Já passamos pelas cidades de Lagarto, Itabaiana, Propriá, Estância e agora Aracaju, conscientizando as pessoas de que o barulho é um problema de saúde pública. Nós aderimos a estas duas campanhas que lutam por um trânsito menos violento e consequentemente menos barulhento", pontuou Tereza Raquel.