Alunos da rede municipal de ensino visitam a CCTECA

Educação
28/04/2011 14h01
Início > Notícias > Alunos da rede municipal de ensino visitam a CCTECA

A busca pelo conhecimento e o prazer da diversão despertaram o interesse dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo pela Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira). Na manhã desta quinta-feira, 28, uma aula prática foi ministrada aos meninos e meninas através do manuseio de 82 experimentos interativos, entre eles o Girotec (simulador da ausência de gravidade) e o gerador de Van Der Graaf (acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca).

Acompanhados pelas professoras Márcia Martins e Sônia Soares, os visitantes, mesmo ainda cursando a 3ª série, demonstraram gosto pelos conteúdos da física, química, matemática, informática, astronomia e ciências em geral. Para Sônia, o acesso disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), órgão que mantém o local, favorece bastante a aprendizagem dos alunos.

"Momentos como esse favorecem novas descobertas. É a hora certa de interligar o que é visto nos livros com a prática", enfatizou a professora, que também esteve atenta às instruções dos técnicos da CCTECA junto aos alunos. Um deles era o pequeno Gustavo Santos, 9, que diante da variedade de atrativos, logo exclamou não saber para onde olhar primeiro. "Nunca visitei um lugar tão legal. Eu adoro ciências e poder ver de perto o que eu imaginava é incrível", afirmou o estudante, garantindo que visitará o local novamente em companhia dos pais e irmãos.

Segundo o diretor da CCTECA, Augusto César, o espaço é o local ideal para complementar o conteúdo pedagógico transmitido pelos professores em sala de aula. "Além de ser um suporte para as escolas que não possuem laboratórios de física, a Casa ajuda a democratizar o ensino da ciência", garantiu o diretor.

Conhecimento

A Casa de Ciência e Tecnologia é um projeto piloto da Prefeitura de Aracaju, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e mantido pela Semed. Professores e estudantes da rede pública e particular de ensino utilizam o espaço, onde podem realizar vários experimentos nas diferentes áreas do conhecimento.

Os interessados podem se dirigir ao local das terças às sextas-feiras, entre às 9h e 12h, bem como das 14h às 17h, sendo que neste último intervalo de tempo o público também pode se dirigir à Casa aos sábados e domingos. Nos fins de semana em que ocorrem as observações, a visitação é das 18h às 20h. Os interessados devem agendar suas visitas. Mais informações através do telefone (79) 3217-3370.