Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Sergipe participaram, na manhã desta quinta-feira, 28, na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Educação (Semed), de um encontro com analistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo foi discutir a importância da realização anual do Censo Escolar e os reflexos de resultados da pesquisa na construção de políticas educacionais. Além disso, também foi discutida a implantação da prova nacional de concurso para ingresso de docentes nas redes públicas de ensino.
Para o presidente da Undime/SE, o secretário de Educação de Aracaju, Antônio Bittencourt Júnior, o Instituto de Pesquisas desempenha um papel relevante ao retratar em dados a educação brasileira. "Esse conjunto de ações do Inep junto aos representantes municipais da educação difunde as propostas que o Ministério da Educação vem construindo para melhorias educacionais. Além de criar oportunidade de nos informar sobre determinados temas da área, acabamos direcionando programas e ações através desses diagnósticos", informou Bittencourt.
As apresentações do Inep estiveram focadas na sensibilização dos gestores e representantes municipais da área educacional em Sergipe, como também na informação sobre a execução de um novo projeto nacional que pode qualificar o ingresso de professores na rede pública de ensino e, por inclusão, desenvolver potencialidades da educação infantil e ensino fundamental.
Redução de custos
Pensando nas melhorias da educação pública brasileira, o Inep vem formatando um modelo nacional de provas de concurso público para professores da educação pública. De acordo com a pedagoga e assistente da diretoria de estudos educacionais do Instituto de Pesquisas, Monia Guaitanele, a implantação da prova nacional deve reduzir custos nas redes municipais e estadual de ensino e aumentar a periodicidade de concursos para professores.
"Estamos nos reunindo com gestores estaduais e municipais em todo o país para apresentar uma nova proposta para provimento de professores efetivos na rede. Com a prova nacional, as secretarias não terão trabalho com inscrição de candidatos, elaboração, impressão e aplicação de provas porque tudo ficará a cargo do Inep. Com isso, as secretarias passarão a ganhar qualidade na seleção, uma vez que os candidatos serão avaliados com base na competência associada ao contexto da sala de aula e não só no domínio de conteúdos", esclareceu a assistente informando que a previsão de aplicação da primeira prova será em meados de 2012.
Censo Escolar
No contexto da educação brasileira, o Censo Escolar garante uma radiografia do ensino público no país. "Nesse sentido é fundamental a garantia da veracidade das informações colhidas pelo Inep. Por isso, fazemos a sensibilização dos gestores e educadores diretamente envolvidos com o censo para não comprometer nem a consistência muito menos a fidelidade dessas informações", acrescentou a técnica de informações educacionais do Inep, Ana Gabriela Aguiar.
Segundo ela, os educadores precisam saber o que é o Censo Escolar e sua importância para construção de programas educacionais. "O censo é uma coleta de números anual e declaratória em que as escolas apresentam dados referentes à localização e infraestrutura, e ao número de estudantes e corpo docente, incluindo idade e formação. Essa coleta de dados sempre se inicia na última semana do mês de maio e segue por três meses de apuração, além de um período de um mês para correção de números", reforçou a técnica.
Diagnóstico
O vice-presidente da Undime em Sergipe e secretário da educação em Santa Luzia do Itanhy, José Welto dos Santos, confirma a importância do Censo Escolar e o envolvimento dos gestores municipais na execução desse processo. "Nós, gestores na área da educação, dependemos das informações passadas pelo censo anual para aplicar melhor os recursos da pasta. O que foi diagnosticado no ano passado reflete diretamente onde iremos aplicar os investimentos deste ano", avaliou.