SMS discute a segurança do trabalhador no trânsito

Saúde
28/04/2011 16h37
Início > Notícias > SMS discute a segurança do trabalhador no trânsito

Profissionais da saúde, representantes da construção civil e do setor de  transportes participaram na manhã desta quinta, 28, de palestras promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), para marcar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de acidentes de Trabalho. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps).

A primeira palestra, ministrada pela coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Márcia Valéria Lira Santana,teve como tema ‘O panorama dos acidentes de trânsito em Aracaju, sua interface com a saúde do trabalhador e estratégias de mobilidade urbana'. Já na segunda, proferida pela psicóloga e assessora técnica da Reast, Aline Andrade Rabelo, foram abordadas as ‘Estratégias de segurança do trabalhador no trânsito'. Ao final das apresentações, foi realizado um debate entre participantes e palestrantes.

De acordo com a psicóloga Aline Andrade, as palestras serviram para informar e esclarecer dúvidas das pessoas sobre os acidentes de trabalho. "É muito importante discutirmos sobre essa temática do trabalhador, pois é fundamental esclarecermos para a população que quando o trabalhador está se deslocando para o seu trabalho ou retornando para sua residência e acontece um acidente, esse acidente é considerado por lei como de trabalho e, portanto, deve ser notificado pelo profissional da saúde que atender o caso. As palestras são grandes instrumentos, que levam informação e o evento é o local onde podemos discutir estratégias que envolvem segurança no trânsito", afirma assessora técnica da Reast.

Memória

Segundo o secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos, as palestras foram bastante proveitosas. "O evento ressaltou a importância que devemos dar quando o assunto é segurança do trabalhador no trânsito. As palestras mostraram que devemos procurar estratégias e soluções para a diminuição dos acidentes no trânsito. Além de toda a parte informativa das palestras, o evento também serviu para lembrarmos dessa data, em memória às vitimas de acidente no trabalho", pontuou Sílvio Santos.