Ações da PMA evitam alagamentos no Costa do Sol

Infraestrutura
29/04/2011 16h55
Início > Noticias > 45582

Manter a vigilância constante. Essa é a prioridade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nas áreas suscetíveis à formação de pontos de alagamento na capital. Com o início do período chuvoso  a administração municipal está em alerta para cuidar das famílias residentes nestas áreas. Em especial, a PMA tem oferecido atenção contínua aos moradores do conjunto Residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia. Os investimentos na ampliação do sistema de drenagem, a desobstrução de bueiros e os serviços de limpeza urbana vêm garantindo resultados eficientes no escoamento das águas pluviais no conjunto.

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), finalizou no residencial as obras provisórias de drenagem das águas das chuvas. Os serviços tiveram um investimento no valor de R$ 989,5 mil e consistiram na construção de um canal de 500 metros de comprimento, dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas pluviais.

Além desses investimentos, a Emurb desenvolve os serviços de limpeza de canais e bueiros, além da manutenção das bocas de lobos. Segundo o coordenador de operações da Emurb, o engenheiro Sandoval Batista, todas estas medidas são ações paliativas até a completa construção dos canais definitivos na zona de expansão. "Por enquanto, estas ações são provisórias e amenizam a situação no local, a partir da instalação dos dois canais definitivos é que será possível dar uma maior circulação às águas pluviais", explica o engenheiro.

Resultados

Quem passa pelas ruas do Costa do Sol comtempla um cenário totalmente diferente dos anos anteriores. Mesmo com as fortes pancadas de chuvas dos últimos dias, não foi registrada no conjunto a formação de pontos de alagamento.  Agora, os moradores dos 65 imóveis podem transitar tranquilamente pelas ruas que só apresentaram pequenos acúmulos de poças d'águas, incapazes de escoar pelo encharcamento do piso asfáltico.

Segundo o aposentado e morador do conjunto há mais de 20 anos, Antônio Silva Souza, as medidas de contenção das águas têm resultados positivos e ajudaram a facilitar a passagem das águas da chuva. "Como o conjunto está em desnível com a pista principal, então ele se torna um reservatório das águas da chuva. Por isso, há uma constante preocupação sobre qual o impacto das chuvas no conjunto. E, pelo que venho observando, posso afirmar que melhorou em quase 100% os transtornos que nós moradores vínhamos passando anteriormente", diz.

Já a dona de casa Clarisse Tenório Gomes, acompanha de perto o trabalho de vistoria e limpeza das ruas desempenhados pelos agentes da Emurb. "Fico atenta a todos os detalhes do trabalho de equipe da Emurb e vejo regularmente que eles limpam os bueiros e ruas do conjunto. Realmente, as ruas ficam com um acúmulo de água, mas que logo é escoado pelas bocas de lobo", afirma.

Monitoramento

Outros pontos de alagamento da capital também recebem atenção dos centros operacionais da Emurb. Constantemente, equipes são mobilizadas para o mapeamento destas áreas e, posteriormente, novas equipes desenvolvem serviço de dragagem e limpeza dos canais. Alguns pontos de maior atenção pelas unidades são na região do Centro Comercial próximo ao Restaurante Popular Padre Pedro, Avenida Francisco Porto com intersecção da Avenida Beira Mar, Avenida Beira Mar próximo à Universidade Tiradentes, bairro Santos Dumont próximo ao Terminal da Maracaju e trechos do bairro Siqueira Campos.