PMA implanta novo sistema de distribuição de medicamentos

Saúde
02/05/2011 11h06
Início > Noticias > 45593

A prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou, no mês de janeiro, um novo sistema da distribuição de medicamentos na rede municipal de saúde. A iniciativa gerou uma economia mensal média de R$ 145 mil para os cofres públicos.

As mudanças não são restritivas, apenas modificou o direcionamento das requisições. Anteriormente, qualquer pessoa poderia receber um dos 146 medicamentos distribuídos pela rede pública em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF). A única restrição era que a receita fosse emitida por uma clínica com sede em Aracaju, seja ela pública ou particular.

Com o novo sistema, os medicamentos só podem ser retirados nas unidades nas quais ele foi receitado ou em uma das quatro unidades de referencia: Sinhazinha, Geraldo Magela, Anália Pina ou Francisco Fonseca.  A medida contribuiu para um maior controle dos gastos, evitando desperdícios e desvios.

O coordenador de assistência farmacêutica e insumos médicos da SMS, Álvaro Victor, lembra que os pacientes do sistema particular continuam sendo atendidos. "As pessoas com receitas de clinicas e hospitais particulares podem retirar seus medicamentos em uma das 4 unidades de referência", esclarece.

As quatro unidades de referencia foram escolhidas por conta de sua estrutura. Todas já eram referencia em saúde mental, distribuíam um número maior de medicamentos e possuíam farmacêuticos em suas equipes.

Informatização

Todas essas as unidades de referencia estão passando por um processo de informatização que deve ser finalizado ainda esse mês. Álvaro explica ainda que a SMS estuda a implementação do sistema Hórus - Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica, em parceria com o Ministério da Saúde.

Após a implantação do novo sistema de distribuição de medicamentos, as quatro unidades de referência distribuíram um total de 551 mil medicamentos, uma média de 43 mil por mês em cada unidade. Um aumento notório na distribuição. "Nós já esperávamos esse aumento e estudamos a possibilidade de aumentar o número de atendentes nessas unidades", explica o coordenador.

Urgência

A saúde municipal está desenvolvendo ainda um receituário especial para os atendimentos na rede de urgência. O motivo é que os dois hospitais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (Zona Sul), não fazem a distribuição de medicamentos. A nova prescrição tem uma cor diferenciada e permite ao usuário receber os remédios em qualquer unidade de saúde.

Esse novo receituário evita que pessoas atendidas nos hospitais municipais precisem se deslocar até uma das unidades de referencia, podendo retirar os medicamentos na USF mais próxima de sua residência.