Aracaju vai ganhar um novo cartão postal

Infraestrutura
02/05/2011 11h30
Início > Notícias > Aracaju vai ganhar um novo cartão postal

Mais um novo cartão postal será erguido na cidade. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já iniciou a reforma do calçadão da Avenida Beira Mar, localizado na região zona sul. O local recebe diariamente um grande fluxo de veículos e pessoas por ser uma das principais vias de acesso a shoppings, parques e praias, além de concentrar vários conjuntos residenciais e áreas comerciais. A revitalização do trecho, que vai da ponte de acesso à Coroa do Meio até as proximidades do terminal da Atalaia, conta com um investimento de R$ 4,2 milhões, em recursos próprios do município.

Todo o projeto foi concebido pela arquiteta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Angélica Rocha. A urbanista, com experiência de mais de 20 anos no setor, se inspirou no cenário local para a composição visual da obra. O manguezal, as ondas, as flores e as garças foram algumas das peças que serviram de ilustração para a nova paginação do calçadão.

Segundo Angélica Rocha, outros fatores também foram considerados durante a concepção inicial do projeto, como a consulta com moradores e transeuntes da área, a análise de outros projetos paisagísticos e a proposta de uma reforma com condições econômicas viáveis.

"O importante era fazer uma obra que estivesse contextualizada com aspectos da cultura local e que possuísse um visual moderno e um estilo agradável. Isso tudo, sem deixar de considerar que o projeto é financiado através de investimentos públicos e, por isso, qualquer gasto desnecessário deve ser totalmente evitado", afirma a arquiteta.

Novidades

O antigo calçamento irregular e deteriorado será substituído por um piso de concreto tátil, que dará mobilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. Rampas de acesso para portadores de deficiência e ciclistas estarão disponíveis em toda extensão do calçadão. A ciclomobilidade também será valorizada com a construção de 5,2 Km de ciclovias compostas por duas faixas sem interligação. A arborização original será mantida com a plantação de novas árvores, arbustos e gramíneas que darão um novo vigor paisagístico no local.

A segurança do espaço foi minimamente pensada no projeto com a implantação de novos postes, placas indicativas e sinalizadores nos pisos. As ciclovias serão construídas na parte externa do calçadão, ao lado das pistas automotivas, com o objetivo de evitar o risco de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. "A pretensão era de que os veículos de mobilidade ficassem próximos uns com os outros, no caso os automóveis e as bicicletas. Garantindo assim, o isolamento dos pedestres para evitar a possibilidade de qualquer acidente", diz Angélica.

Um moderno espaço recreativo será construído com a instalação de um completo parque infantil, próximo à Colônia de Pescadores, e equipamentos de ginástica adequados para o condicionamento físico da população idosa. Três píers estarão margeando o manguezal, facilitando o acesso de pescadores, esportistas e apreciadores que desejam contemplar as belezas naturais da área. O espaço também contará com serviços de drenagem e um confortável mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras.

Expectativa

As obras, previstas para encerrar em um prazo de 240 dias, estão em ritmo acelerado. Uma equipe de funcionários já começa a retirar o antigo calçamento de pedras portuguesas nas imediações do terminal da Atalaia. De acordo com a arquiteta Angélica Rocha, a marcação das faixas cicloviárias e os testes com a pigmentação das cores das pistas serão iniciados nas próximas semanas. Todo o acompanhamento da obra será feito passo a passo, já que o projeto é grande e requer um cuidado maior de toda equipe técnica.

"Para a população, a obra será importante, pois ela valoriza o espaço de convivência dos moradores e freqüentadores de toda extensão da Avenida Beira Mar. O interessante é que este calçadão consegue contemplar vários bairros e pontos estratégicos bastante movimentados de Aracaju. Praticamente, toda a área será reconstruída e esta reforma irá acompanhar um novo modelo de projeto paisagístico e de urbanização", esclarece a arquiteta da Emurb.

Os moradores acompanham de perto as obras e aguardam com expectativa o resultado final do projeto de revitalização. Segundo a comerciante e moradora da Avenida Beira Mar, Andrea Brito, a obra é um marco para a região que, até então, nunca havia recebido uma grande reforma. "Nasci e me criei neste bairro e nunca vi uma obra dessa proporção. Há 20 anos o calçadão foi construído e o lugar só recebeu reparos ocasionais em alguns trechos, mas nada tão grandioso quanto este projeto", observa a moradora.

Para Sérgio dos Santos, morador do bairro Atalaia há mais de 12 anos, a finalização das novas ciclovias serão uma alternativa segura na sua locomoção pela cidade, que já possui uma malha cicloviária superior a 60 Km de extensão. "Como uso a bicicleta diariamente, este novo trecho facilitará meu acesso pelas ruas e avenidas da cidade de uma forma rápida e segura", afirma.