PMA retira famílias da invasão do Quirino

Família e Assistência Social
02/05/2011 12h32
Início > Noticias > 45595

Depois de dar dignidade e casa própria a 404 famílias que antes viviam em constante perigo na invasão do Morro do Avião e de transferir 40 famílias da invasão do Arrozal para casas alugadas pelo município, a Prefeitura de Aracaju retirou cerca de 90 famílias da invasão do Quirino, no bairro Santa Maria. A ação conteceu na manhã desta segunda-feira, 2. As famílias já cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) receberão auxílio-moradia, enquanto as demais poderão ficar em abrigos, até receberem suas casas da PMA.

As pessoas que moravam em barracos na invasão do Quirino viviam em condições desumanas, sobre um solo instável e alagadiço e à beira de um canal onde passava esgoto a céu aberto. Todos os barracos que existiam no local foram derrubados pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a área está sendo totalmente limpa. Toda a região será monitorada pela Guarda Municipal para evitar a construção de novos barracos.

De acordo com a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Souza Paes Lima, a retirada das famílias de mais uma invasão é importante para dar continuidade à política de assistência social da prefeitura. "A desocupação ocorreu de forma pacífica, pois é do interesse dos próprios moradores saírem desse local. Além disso, todos receberão moradias dignas por parte da prefeitura. Dar moradia digna a quem precisa é prioridade da atual administração", afirmou Edvaneide.

Cadastramento

As famílias foram previamente cadastradas nos programas de assistência da Semasc, garantindo que todos tenham o apoio da Prefeitura de Aracaju enquanto procuram um local com conforto e segurança para morar. O auxílio mensal concedido pelo município para o pagamento das despesas com aluguel chega a R$ 300.

"As famílias cadastradas serão incluídas nos programas habitacionais da prefeitura, como já fizemos com centenas de moradores que antes viviam em outras áreas de risco na nossa cidade", enfatizou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que acompanhou a operação de transferência.

Mobilização 

A retirada das famílias do Quirino e transferência de algumas delas para o abrigo da prefeitura situado na avenida Gasoduto, no conjunto Orlando Dantas, teve a participação de diversas secretarias. Além da Semasc, foram mobilizadas as equipes da Defesa Civil, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Guarda Municipal.