Nas paredes do novo prédio, as palavras ‘participação', ‘solidariedade', ‘respeito' e ‘inclusão social' se unem a desenhos que retratam as principais ações que serão desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, reinaugurado no fim da tarde desta segunda-feira, 2, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Os idosos do bairro Cidade Nova aproveitavam a animação para fazer festa, dançando ao som do forró do Trio Piauí.
Após visitar o novo prédio, o prefeito destacou como as novas instalações irão atender às demandas da comunidade. "Esta é uma obra extremamente importante, que atende aos moradores de cinco bairros. O novo prédio dá mais conforto aos grupos que utilizam o Cras, aproximando a prefeitura da população mais carente, para que possamos cada vez mais trabalhar em prol daqueles que mais precisam na cidade de Aracaju", disse.
O Cras Risoleta Neves foi inaugurando na gestão do então prefeito Jackson Barreto, que atualmente é vice-governador e esteve presente na entrega da reforma. "Fiquei muito feliz com a obra que acabei de ver, porque depois de tanto tempo, ela continua pujante e presente graças ao trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira e da sua equipe. Presente em uma área fundamental, vai atender bairros que precisam da presença do poder público. A administração de Edvaldo Nogueira orgulha a todos nós. Eu sou testemunha que seu trabalho vai da Zona Sul ao extremo da Zona Norte", apontou.
Segundo o secretário de Assistência Social, Bosco Rolemberg, os Centros de Referência de Assistência Social são a porta de entrada para atender a população. "Na nova concepção da Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado, o Cras é fundamental. Aqui serão oferecidos os benefícios de prestação continuada, além das ações de acompanhando e fortalecimento da família, em todas as suas fases, da criança ao idoso", comentou.
Satisfação
A reforma do prédio foi aguardada com alegria pelos moradores do bairro. A dona de casa Miramel Góis comentou que estava se sentindo uma criança. "A reforma ficou uma maravilha, estou muito satisfeita com o novo prédio. Aqui eu participo de reuniões, faço atividades físicas, passeio com meus amigos. Eu não sei nem dizer do que gosto mais, é tudo muito bom", contou sorrindo.
A mesma alegria é compartilhada pela aposentada Elisete Xavier, que faz parte do grupo de idosos do Risoleta Neves junto com Miramel. Para ela, é uma grande satisfação ver as novas instalações. "A reforma ficou uma beleza, resta esperar que todos zelem e tenham cuidado. Sempre que posso participo das atividades. Aqui é uma grande família, somos todos amigos", disse.
Assistência Social
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, localizado à rua Nossa Senhora da Glória, 845, no bairro Cidade Nova, é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Com a reforma, terá capacidade para atender 5.000 famílias dos bairros Cidade Nova, Getimana, Palestina, Japãozinho e loteamentos que estão localizados em seu entorno.
A obra de reconstrução do Cras representou um investimento de R$ 307.639,42 e seu projeto arquitetônico e de ambientação obedeceu o modelo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Entre os principais serviços prestados estão o Cadastro Único, acompanhamento das famílias usuárias do Bolsa Família, cursos de inclusão produtiva e campanhas sócio-educativas, além das ações específicas para crianças, adolescentes e idosos.
Presenças
Além do vice-governador, lideres comunitários, moradores dos bairros atendidos pelo Cras e secretários municipais, participaram da inauguração o deputado federal Valadares Filho e os vereadores Emmanuel Nascimento, Danilo Segundo, Valdir Santos, Bertulino Menezes, Rosângela Santana, Ivaldo José, Mirian Ribeiro, Dr. Gonzaga.