Edvaldo participa de homenagem à médica Ildete Caldas

Agência Aracaju de Notícias
02/05/2011 20h40
Início > Noticias > 45606

A Assembleia Legislativa de Sergipe homenageou nesta segunda, 2, a médica Ildete Soares Caldas, com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A propositura, de autoria da presidente da Casa Legislativa, Angélica Guimarães, é o reconhecimento da atividade profissional de Ildete na área de ginecologia em Sergipe. Presente à solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a coragem e determinação da homenageada em desafiar uma profissão, na época, de predominância masculina.

"Ildete é o símbolo da mulher batalhadora, inteligente, que rompeu barreiras ao escolher a medicina que era uma área masculinizada, sendo aluna de uma das primeiras turmas de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Essa homenagem é mais que merecida tendo em vista o papel que Ildete desempenhou na área da obstetrícia e ginecologia, na prevenção do câncer, e pela determinação em montar a Cemise, clínica respeitada por todos. Ela é um exemplo de mulher, empresária, mãe e estudante com uma trajetória brilhante, o que faz dessa homenagem um grande reconhecimento do seu trabalho", declarou Edvaldo.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da AL, Angélica Guimarães, fez um breve resumo dos serviços prestados por Ildete e expressou a sua emoção em homenageá-la. "Esse momento é sublime, um reconhecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. É uma imensa satisfação homenagear essa ilustre empreendedora cidadã, Idelte, minha amiga, prima e conterrânea, que tem prestado relevante serviços ao povo sergipano. Sua rotina de trabalho começa às sete de manhã na Cemise, e ela é sempre a última a deixar a clínica, a qual comanda com capacidade magnifíca", afirmou Angélica.

Emocionada, a médica Ildete agradeceu os parlamentares pela homenagem e destacou a sua trajetória profissional no Estado. "Hoje é mais um dia de alegria pura que brota em meu coração. Agradeço a todos os pares desta Casa Legislativa. A minha caminhada tem sido de estudo, de trabalho, de busca em vencer a mim mesma, vencer obstáculos, porque sem eles não progredimos. Sempre achei que o estudo era importante e scolhi a medicina por entender que este era o caminho mais certo para o meu projeto de vida", disse a homenageada.

Ildete Caldas

A médica Ildete Caldas é natural do município de Japoatã, filha de Antônio de Aguiar Caldas e Rosa Soares Caldas. Graduada em Medicina, em 1968, pela então Faculdade de Medicina do Estado de Sergipe, Ildete Caldas fez parte da terceira turma da instituição. No ano seguinte, especializou-se em Ginecologia e Prevenção do Câncer Ginecológico no Hosptial das Clínicas, em São Paulo.

Em seu currículo, constam passagens por importantes funções, a exemplo da chefia do Serviço de Sífilis e Doenças Venéreas da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e do Serviço de Prevenção de Câncer da Clínica de Visitação Dr. Damo Melo, além da chefia do Setor Médico do Inamps.

Em 1983, especializou-se em Patologia Cervical no Serviço do professor Rene Cartier, em Paris, na França. No período de 1989 a 2009, Ildete Caldas presidiu a Sociedade Brasileira de Patologia de Trato Genital Inferior e Colposcopia, capítulo de Sergipe. Em 1998 fundou e até hoje preside a Clínica Cemise, em Aracaju.

Presenças

Marcaram presença na solenidade, a primeira-dama de Aracaju, a empresária Danusa Silva; a primeira-dama do Estado e secretária de Inclusão Social de Sergipe, Eliane Aquino; a desembargadora Marilza Maynard Carvalho, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE); a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Isabel Nabuco D'ávila; e o vereador Dr. Gonzaga, representando a Câmara Municipal de Aracaju.