Arborização de Aracaju é destaque em seminário

Serviços Urbanos
04/05/2011 11h36
Início > Noticias > 45640

No segundo dia do Seminário de Arborização Urbana (SAU), evento que acontece no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi representada pelo gerente de Áreas Verdes, o engenheiro agrônomo Francisco Ney, que falou sobre o tema Implantação e Manutenção da Arborização Urbana. A palestra foi realizada nesta quarta-feira, 4, e contou com a presença de representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais e estudantes da área.

O gerente de Áreas Verdes iniciou a palestra falando da importância e da preocupação da Prefeitura de Aracaju em relação à arborização urbana. "Em tempos de combate ao aquecimento global, torna-se indispensável adotar medidas que ajudem na preservação do meio ambiente, e essa é umas das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju. A administração do município, por meio da Emsurb, desenvolve projetos que recuperam e criam novas áreas verdes na capital", destacou Francisco Ney.

Um dos projetos citados pelo gerente de Áreas Verdes foi o Plantando Cidadania. "No tocante à ampliação da arborização do município de Aracaju, houve um crescimento de 95% entre os anos de 2009 e 2010. Em 2009 foram plantadas 5.040 mudas de árvores e em 2010 foram 9.800 árvores plantadas em todas as regiões da cidade", informou Ney, acrescentando que, lamentavelmente, são frequentes os atos de vandalismo praticados contra as espécies plantadas. "A quantidade de árvores plantadas é grande, porém perdemos cerca de 75% do total plantado em razão do vandalismo", registrou.

Horto

Durante a palestra, Francisco Ney explicou todo o processo de implantação e manutenção das áreas verdes. "Tudo começa no horto municipal, que funciona no Parque da Sementeira e é gerenciado pela Emsurb. Ele atua como um posto de cultivo e armazenamento de mudas de espécies ornamentais e arbóreas que abastecem as unidades e secretarias do município, além dos logradouros públicos da cidade", informou.

Praças e canteiros de ruas e avenidas recebem, semanalmente, uma equipe de 12 funcionários da Emsurb que fazem o plantio e a manutenção das espécies vegetais. O trabalho é realizado com cuidado e orientação de especialistas. A equipe atua em toda a cidade, da zona norte à zona sul.

Ações

Entre as ações que estão em andamento está o plantio de árvores frutíferas nas praças da cidade. "A nossa ideia é realizar o plantio de árvores frutíferas para servir de alimentação para a população e para a fauna. Inicialmente, iremos restringir às praças, para evitar a possibilidade de ocorrer acidentes em ruas e avenidas movimentadas, caso um transeunte deseje pegar o fruto nesses logradouros", diz o gerente de Áreas Verdes.

Outra preocupação da Prefeitura de Aracaju está relacionada à diversidade de plantas cultivadas nos espaços públicos. "Nosso objetivo é evitar a monocultura de certas espécies. O principal motivo dessa precaução é impedir que o surgimento de problemas fitossanitários, como o surgimento de doenças e pragas em um determinado tipo de planta, venha a comprometer todo o espaço arbóreo da cidade", enfatiza Ney.

O engenheiro agrônomo também ressalta a importância do cultivo de plantas com funcionalidade para a população. O principal exemplo é o plantio da espécie arbórea ‘nim', originária da Índia, que possui um efeito de inseticida natural. "Na avenida Gasoduto, no Conjunto Orlando Dantas, foi realizado o plantio de muitas mudas de ‘nim'. Ela repele muriçocas e mosquitos, além de ter um efeito carrapaticida, que combate a proliferação de piolhos e carrapatos nos animais domésticos", detalha.

Conscientização

Paralelamente aos serviços de arborização, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos realiza um trabalho de conscientização com crianças, que conta com o apoio de escolas e outras entidades. O objetivo é que, a partir do contato com a natureza, as crianças fiquem estimuladas a se tornar multiplicadoras na conservação do meio ambiente.

"Alguns projetos já vêm sendo desenvolvidos com resultados bastante positivos, como o Projeto Plantando Cidadania. Temos incentivado nas escolas o plantio de árvores nativas da região com grande valor histórico e cultural para nossa sociedade, como o pau-brasil, que é um símbolo do país", informa Francisco Ney.