Programa Saúde na Escola chega ao bairro Cidade Nova

Saúde
04/05/2011 17h50
Início > Notícias > Programa Saúde na Escola chega ao bairro Cidade Nova

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira, 04. É que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a secretaria Municipal da Educação (Semed) estão desenvolvendo na unidade educacional do bairro Cidade Nova o Programa Saúde da Escola (PSE). O objetivo é combater doenças que possam comprometer o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino.

Cerca de 50 alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental foram atendidos. Essa foi a primeira de uma série de visitas que serão realizadas pelo PSE na escola nos próximos meses. Ao todo, estiveram envolvidos na ação de 25 profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano. A unidade é composta por duas equipes de saúde bucal e três equipes de saúde da família.

A palestra desta quarta-feira foi ministrada pela enfermeira Renata Ramos, que falou sobre queimaduras e fogos de artifício. "Hoje falamos sobre os cuidados com as queimaduras, orientando as crianças sobre a maneira correta de agir, isto é, buscar ajuda nas unidades de saúde e não se automedicar, apenas lavar o ferimento com água limpa. As crianças prestaram bastante atenção e se comprometeram em levar as informações para seus parentes e amigos", explica a enfermeira.

Prevenção

Os estudantes também foram alertados para os cuidados no manejo de fogos de artifício e nas brincadeiras com pipas próximo a postes e redes de alta tensão. De acordo com o secretário de Saúde, Silvio Santos, as visitas realizadas pelo Programa são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho das unidades de saúde, porque servem como instrumento de conscientização das crianças quanto à prevenção de possíveis doenças.

"As equipes têm a oportunidade de orientar as crianças dentro das suas necessidades, a partir de diagnósticos de cada criança. Nas visitas, também são realizados alguns exames, que auxiliam combater as doenças desde o início. A informação é importante, pois as crianças têm essa carência, no entanto, elas têm grande facilidade de absolver os ensinamentos passados nas visitas. Prevenindo, reduzimos riscos e danos", afirma Silvio Santos.