O único modo de evitar a transmissão da dengue é eliminando do mosquito transmissor. É por isso que a força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua atuando semanalmente nos bairros da capital sergipana, com a realização de visitas domiciliares e limpeza de ruas, mangues e canais. Nesta sexta-feira, 06, e no sábado, 07, quem recebe os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) são os moradores do bairro Industrial.
Os agentes da Prefeitura irão se concentrar às 08h na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, de onde partem para visitar as residências com ameta de combater o mosquito da dengue ao longo de todo o dia. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, participam da ação 40 profissionais e a meta é visitar 2.000 residências. "Queremos pedir aos moradores que abram as portas de suas casas para os agentes de endemias. Essa é uma visita rápida e que pode salvar vidas", disse.
O supervisor de combate à dengue da região, Jefferson Santana, explica que os agentes visitam as residências para verificar a existência e eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. "Além de procurar pelos focos do mosquito, eles também fazem um trabalho informativo, explicando aos moradores como prevenir o desenvolvimento do mosquito", disse.
Jefferson explica ainda que a grande preocupação da Prefeitura continua sendo com os reservatórios de água, principalmente as lavanderias de concreto que fornecem as condições ideais para o desenvolvimento das larvas do aedes. "Estamos sempre pedindo às pessoas que mantenham esses depósitos bem tampados. No caso das lavanderias, elas precisam ser escovadas, pelo menos três vezes por semana", afirma. Quando necessário, os agentes de endemias da SMS fazem a aplicação do larvicida diflubenzuron nos possíveis focos.
O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, afirma que as ações preventivas de combate à dengue irão continuar ininterruptamente. "Nossa preocupação agora é ainda maior por conta do período chuvoso e queremos pedir o apoio da comunidade nesse combate, que deve ser continuo, como vem acontecendo", disse Silvio Santos solicitando que as pessoas redobrem os cuidados para evitar a proliferação do mosquito que, em 80% dos casos, se desenvolvem dentro de residências.
Bota-fora
Simultaneamente, os agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) farão a limpeza de terrenos baldios do bairro Industrial e o bota-fora. A ação, planejada e executada pela empresa, visa recolher móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e outros objetos sem serventia acumulados dentro das residências.
A intenção é retirar de quintais, garagens e outros espaços qualquer material que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O serviço atende a população no esquema 'porta a porta'. "Um dia antes, o carro de som passa convidando todos para participar, retirando de dentro de casa tudo que não está sendo utilizado, para que os agentes de limpeza possam recolher", explica a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.