Bairro Industrial recebe mutirão de limpeza e bota-fora

Serviços Urbanos
05/05/2011 12h07

No próximo sábado, 7, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizará o projeto Bota-Fora no bairro Industrial. O serviço faz parte das ações de combate à dengue e tem como parceira a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do Bota-Fora, os moradores terão a oportunidade de fazer uma limpeza geral em suas residências, colocando os móveis e eletrodomésticos velhos na porta de casa para o serviço de coleta.  "O principal objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de manter limpo o interior das residências e, com isso, evitar a proliferação do mosquito da dengue", afirma Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

Lucimara disse ainda que, além de promover a limpeza da cidade, o Bota-Fora tem a finalidade de conscientizar o cidadão. "Esse é uma grande mutirão de limpeza e o trabalho de combate à dengue, executado pela Prefeitura de Aracaju, tem acontecido diariamente, principalmente com campanhas educativas esclarecendo a população sobre os cuidados para se evitar os focos do mosquito", esclarece.

Para o Bota-Fora serão disponibilizados um caminhão de carroceria, um caminhão compactador, uma máquina retroescavadeira e três caçambas. "Essa estrutura, com o apoio dos agentes de limpeza, será utilizada para atender a demanda do bairro e recolher todo o material descartado pelos moradores do local", informa Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana.

O serviço do Bota-Fora, que visa o recolhimento de entulho, móveis, eletrodomésticos velhos e qualquer material em desuso, atende a população no esquema 'porta a porta'. "Um dia antes, o carro de som passa convidando todos para participar, retirando de dentro de casa tudo que não está sendo utilizado, para que os agentes de limpeza possam recolher", explica Roberto Gomes.

Ainda de acordo com o gerente de Limpeza Urbana, é importante a participação efetiva dos moradores para que o Bota-Fora aconteça de maneira eficiente. "Além de combater o mosquito da dengue que poderia estar dentro de casa, damos a opção do descarte correto do lixo e do entulho. É assim que evitamos que aquele morador desatento jogue entulho e lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios", esclarece. A intenção é retirar de quintais, garagens e outros espaços qualquer material que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Mutirão

O trabalho de limpeza no bairro Industrial começou esta semana com um mutirão envolvendo 120 agentes, divididos em 10 equipes. "Estamos realizando os serviços de capinação, roçagem, varrição e gadanhamento em toda a área do bairro. Além disso, estamos recolhendo os entulhos e o lixo doméstico. Esse trabalho de limpeza será finalizado no sábado, com o Bota-Fora, e os demais projetos de conscientização contra a dengue, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde", registra Roberto Gomes.

Também no sábado, os agentes de endemias da Prefeitura irão se concentrar às 08h na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, de onde partem para visitar as residências com a meta de combater o mosquito da dengue ao longo de todo o dia. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, participam da ação 40 profissionais e a meta é visitar 2.000 residências.