Horas de Estudo promove discussões sobre avaliação escolar

Educação
05/05/2011 18h00

Nesta quinta-feira, 5, o auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, foi palco de mais uma reunião do programa de formação continuada da rede municipal de ensino, o ‘Horas de Estudo'. Na ocasião, professores de educação infantil, educação especial e ensino fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano) discutiram as principais formas de avaliação escolar e processos de aprendizagem.

A pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Vera Maria Freitas, foi a responsável pela condução dos trabalhos. De acordo com ela, os objetivos da avaliação escolar foram colocados em evidência devido à sua importância. "Devemos encarar os procedimentos de avaliação como recursos que permeiam o aprendizado durante todo o percurso do ensino. Com essa intenção, o programa ‘Horas de Estudo' proporciona aos profissionais da educação um momento de reflexão, com vistas à melhoria da qualidade do ensino", destacou a palestrante.

Durante a reunião, os professores compartilharam suas experiências e expuseram suas dúvidas a respeito do tema abordado. "Nós, educadores, não devemos utilizar somente métodos tradicionais de avaliação, a exemplo de provas e testes. É mais uma oportunidade que nos foi concedida para que possamos aprimorar o nosso sistema avaliativo, mediante levantamento de sugestões e críticas", afirmou a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dep. Jaime de Araújo, Maria Valdelice de Jesus.

De acordo com a articuladora do programa ‘Horas de Estudo' no ensino fundamental, Acácia Carvalho, a reunião surgiu em momento oportuno. "Estamos repensando diversos aspectos da prática pedagógica, então é essencial que a forma de avaliar acompanhe as mudanças e siga um novo formato", comentou Acácia.

Horas de Estudo

O programa ‘Horas de Estudo', desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), constitui o principal veículo de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Durante a ‘Aula Inaugural 2011', evento que inicia oficialmente o ano letivo na rede municipal de ensino, os professores foram sensibilizados quanto à importância da participação efetiva no programa, antes desenvolvido com base em áreas de conhecimento e modalidades de ensino, e este ano, em formato de curso.

Segundo o diretor de educação básica da Semed, Evilson Nunes, as temáticas abordadas no programa eram decididas pelos seus articuladores, em parceria com os professores. "Este ano, tais articuladores priorizarão o currículo e a diversidade para a definição de cinco eixos, que compreendem novas formas de avaliação, meio ambiente, pluralidade cultural (gênero, etnia), inclusão social, saúde e prevenção à violência na escola" explicou o diretor.