Na manhã desta sexta feira, 6, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) antecipou as comemorações do Dia das Mães. A celebração foi uma forma de homenagear aquelas que diariamente contribuem para a concretização das obras e dos serviços realizados pela Prefeitura de Aracaju. O evento aconteceu na sede da Emurb, na avenida Augusto Franco, e contou com a participação de colaboradores, funcionários e terceirizados.
A festa teve início com a leitura de um texto que remetia à origem e à importância da data. O texto lido pelo servidor Augusto César Moraes Menezes, da Coordenadoria Financeira da Emurb, detalhava a presença das mães na história da humanidade. Outro momento marcante foi a mensagem intitulada 'Por que as mães choram?'.
Em seguida, o Coral da Emurb cantou músicas que tinham como protagonistas figuras femininas. O repertório contou com canções como 'Quando te vi', de Beto Guedes; 'Menina', de Paulinho Nogueira; e 'Por uma cabeza', de Carlos Gardel. Os servidores que participaram da homenagem se emocionaram.
Descontração
Como parte das festividades, brindes foram sorteados entre as servidoras. Em clima de descontração elas concorreram a vários kits de beleza. Além disso, todas as mães receberam uma rosa simbolizando o amor. Para concluir as homenagens foi servido um bolo, acompanhado de refrigerante e outros petiscos.
Quem participou da programação aprovou a iniciativa. Foi o caso de Andréa dos Santos, 30, auxiliar de serviços gerais da Emurb e mãe de três filhas, que se sentiu homenageada com o evento. "É muito bom ser lembrada, homenageada, principalmente no Dia das Mães. É uma forma de reconhecer o amor, a dedicação aos nossos filhos", destacou Andréa.
Reflexão
Para a assistente social da Emurb, Marta Figueiredo, o evento teve três finalidades: marcar a data como uma forma de homenagear as mães, informar sobre a origem da data e proporcionar momentos de interação. "Esses momentos reforçam os laços de fraternidade e despertam nas pessoas as possibilidades de expressar espontaneamente aquilo que sente", revelou a assistente social.
De acordo com Marta, essa é mais uma iniciativa do Programa 'De Bem com a Vida', que promove atividades periódicas em todas as unidades da Emurb, com o intuito de proporcionar ao corpo de servidores da empresa momentos de reflexão e bem estar. "Temos realizado atividades constantemente para contemplar a diversidade de servidores que temos", ressaltou a profissional.
Protagonismo
O presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, ratificou a importância e a competência das mães nos espaços de decisão, e destacou o quadro de servidoras da empresa. "Dia das mães, certamente, são todos os dias. Mas é evidente que deve existir um dia que coloque para a sociedade a importância que as mães têm nas estruturas familiar e social", lembrou o engenheiro.
Ainda segundo Osvaldo Nascimento, a presença de mulheres e mães na administração tem democratizado o serviço público e quebrado tabus. "Aqui na Emurb, por exemplo, temos uma parceria muito franca elas. Contamos com valorosas mães aqui, a exemplo da nossa diretora de Urbanismo, Anete Herminia, na pessoa de quem saúdo todas as servidoras dessa casa", enalteceu o presidente.
Emocionada, a diretora agradeceu a homenagem e disse compartilhar com as mães presentes. "Agradeço o carinho e a homenagem, que se estende para todas as mães. Parabéns a todas nós que diariamente ajudamos esta empresa a desenvolver a nossa capital", acrescentou Anete.