Mães de alunos de escolas municipais recebem homenagens

Educação
09/05/2011 09h56
Início > Notícias > Mães de alunos de escolas municipais recebem homenagens

Na manhã do último sábado, 07, véspera do Dia das Mães, escolas da rede municipal de ensino de Aracaju realizaram várias homenagens alusivas à data. Coordenadores, professores, servidores e suportes pedagógicos saudaram as mães de alunos, que foram presenteadas com uma programação diversificada.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Rachel Côrtes Rollemberg, localizada no bairro José Conrado de Araújo, os membros da comunidade escolar se mobilizaram para oferecer às mães um farto café da manhã, seguido de uma palestra ministrada pela professora doutora em Direito, Jane Nascimento, que também é coordenadora do Núcleo de Estudos da Mente e da Espiritualidade Humana da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

"A figura materna é extremamente importante no processo educativo das crianças e dos adolescentes. Além disso, é relevante lembrar as inúmeras atribuições conferidas a essas mulheres no cotidiano familiar, o que torna ainda mais apropriada toda homenagem realizada em função da data comemorativa", declarou Jane Nascimento.

Para Ana Sanelle Freire, mãe de Rafael Freire, que cursa o 2º ano na Emei. Profª Rachel Côrtes Rollemberg, o dom de gerar uma vida merece muita comemoração. "Somos privilegiadas por termos essa capacidade, o que nos torna mais propícias a manifestar o amor que sentimos pelos filhos, na intenção de que eles façam o mesmo pelas gerações futuras", afirmou Ana.

Sorteio

A coordenadora geral da Emei. Rachel Côrtes Rollemberg, Yara Maria Mendonça sorteou brindes para as mamães presentes no evento. "Nenhum presente ou homenagem seria suficiente para preencher o espaço que essas mães preenchem, ao fazerem parte do desenvolvimento educativo dos seus filhos. Somos gratas a cada uma delas por colaborarem com a equipe gestora desta escola, seja nas reuniões de pais ou nos encontros promovidos pelos membros do conselho escolar", afirmou Yara.

A representante de pais no conselho escolar da escola Rachel Côrtes Rollemberg, Géssica da Silva Costa, se orgulha em declarar que tem dois filhos e dois sobrinhos matriculados na escola. "Participo de todas as reuniões do conselho e, como porta voz dos demais pais de alunos, tenho autonomia para influenciar nas decisões relacionadas à plena execução das ações realizadas na escola. Isso, para mim, é democracia", explicou a integrante do conselho.

Projetos

A Escola Municipal de Educação Infantil Raquel Côrtes Rollemberg também é reconhecida na comunidade do bairro José Conrado de Araújo pelos projetos pedagógicos desenvolvidos em benefício dos meninos e meninas atendidos na unidade escolar. "Entre os projetos desenvolvidos, temos o ‘Ler e brincar é só começar', que estimula o gosto pela prática da leitura entre os alunos, e o ‘Aracaju: minha cidade é de todos', que consiste na visita dos estudantes aos pontos turísticos da capital sergipana, seguido do estudo dos aspectos históricos e culturais de Sergipe", concluiu a coordenadora geral da escola.