PMA inicia trabalho educativo nos pontos de venda de fogueiras

Serviços Urbanos
10/05/2011 15h10
Início > Noticias > 45690

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta terça, 10, o trabalho de fiscalização nos pontos de comércio de milho, amendoim e, principalmente, fogueiras. Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o diálogo com os comerciantes vem sendo mantido desde o ano passado.

"Informamos sobre a importância da acessibilidade nas calçadas, da fuidez do trânsito local e definimos pontos de comercialização. Não vamos proibir a venda. Estamos organizando e adequando o uso do espaço público com antecedência para que as vendas não sejam prejudicadas e a população não tenha transtornos", frisou Lucimara.

Com o planejamento feito previamente, a prefeitura já disponibilizou dois pontos onde a comercialização está permitida: Praça da Cruz Vermelha, próximo ao Ceasa, e bairro Coroa do Meio. "O comerciante que tiver a clientela do Ceasa, pode ir para a praça. Mas, se preferir, tem a opção da Coroa do Meio, onde se concentra a venda de produtos festivos, como fogos", acrescentou a presidente da Emsurb.

Prevenção

A atuação dos fiscais, até o momento, está sendo feita em caráter preventivo. "Estaremos com a equipe operando 24h, principalmente no entorno de toda a calçada localizada na lateral da Central de Abastecimento do Estado de Sergipe (Ceasa), considerada um ponto crítico no ano passado", disse o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira.

Para a utilização do espaço público, a orientação é que os comerciantes, antes de ocupar as áreas sinalizadas pela Prefeitura de Aracaju, encaminhem uma solicitação formal à Emsurb. "Essa solicitação visa organizar a atividade dos comerciantes e garantir a sua rentabilidade", coloca Pereira. A solicitação deve ser protocolada na sede da Emsurb, no Parque Augusto Franco (avenida Jornalista Santos Santana, s/n, bairro Jardins).