Prefeitura realiza manutenção na rede de drenagem

Infraestrutura
10/05/2011 17h29

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza diariamente serviços de manutenção e reparos na rede de drenagem da capital. Todos os dias é traçado um cronograma de ações de desobstrução da rede em vários bairros da cidade. São ações planejadas e executadas a partir das demandas da população e que tem por finalidade garantir a capacidade de escoamento de águas pluviais.

Na manhã desta terça-feira, 10, os serviços foram realizados em dez logradouros da cidade, dentre eles nas ruas José Sotero - no bairro 13 de Julho, e na rua Isaías Amarante de Jesus - Luzia. A Emurb disponibiliza para esse tipo de operação uma equipe composta por seis profissionais que executam ações de substituição da tubulação antiga e limpeza do canal subterrâneo.  Inicialmente é feita uma escavação para eliminar os resíduos existentes na rede. Em seguida, caso haja fissuras na estrutura, a tubulação é trocada.

Essas ações têm por finalidade evitar que a obstrução de rede provoque alagamentos nas ruas da cidade. Por isso, é recomendado à população que evite jogar lixo e entulhos nas vias públicas. Em períodos chuvosos, por exemplo, a rotina de trabalho aumenta em virtude dos problemas ocasionados por obstruções no escoamento de águas nas bocas de lobo e bueiros.

Prevenção

O serviço de desobstrução de drenagem é executado durante todo o ano. Em todos os bairros da capital têm sido executados os serviços de recuperação e manutenção da rede de drenagem. Contudo, no período chuvoso, quando aumenta o volume pluviométrico, a Prefeitura de Aracaju intensifica a execução dos serviços.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a medida previne a formação de pontos de alagamento nas comunidades. "Essas ações visam evitar possíveis transtornos nas vias públicas em decorrência dos efeitos das fortes chuvas. Na verdade, trata-se também de um trabalho preventivo na medida em que melhora a capacidade de drenagem e o escoamento das águas pluviais", ressalta o engenheiro.

Cooperação

Ainda segundo Osvaldo Nascimento, a obstrução da rede de drenagem ocorre, sobretudo, pelo acúmulo de lixo despejado em vias públicas. "Mesmo com o serviço de coleta realizado diariamente pela administração municipal, muitas pessoas ainda persistem com o hábito de descartar resíduos nas vias públicas. Por isso pedimos a colaboração de toda a população", recomenda o engenheiro.

Atendimento

Para solicitar o serviço de desobstrução de drenagem, substituição das tampas de boca de lobo e bueiro, e de reposição da tubulação danificada, basta ligar para a assessoria de comunicação da Emurb, através do número (79) 3179-1619 das 8h às 17h.