PMA apura denúncia de exploração irregular de jazida

Infraestrutura
11/05/2011 10h30

Atendendo à solicitação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma equipe de fiscalização da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) se deslocou na manhã dessa terça-feira, 10, para uma área próxima ao Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria. Segundo denúncias da CMA, no local estaria ocorrendo a exploração irregular de uma jazida de areia.

Assim que tomou conhecimento da denúncia, a empresa enviou fiscais ao local para apurar as condições de extração do produto, entretanto, o terreno onde está situada a jazida está no território do município de São Cristóvão e, portanto, foge das atribuições da administração municipal de Aracaju.

Para o chefe do Departamento de Fiscalização da Emurb, engenheiro Valdson Melo, todas as medidas que estavam ao alcance da Prefeitura de Aracaju foram tomadas. "Ao tomarmos conhecimento do fato, imediatamente fomos averiguar se realmente havia alguma irregularidade. No entanto, por se tratar de um local situado além das fronteiras do município de Aracaju, não poderemos atuar", esclareceu o engenheiro.

Veículos pesados

Ainda segundo Valdson Melo, o terreno é de difícil acesso. Já com relação à fiscalização do tráfego de veículos pesados na via de acesso ao Complexo Penitenciário, as providências são de responsabilidade da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), pois a infração está relacionada à degradação do meio ambiente. "Tomamos as providências, apuramos e descobrimos que o terreno não está no território da capital sergipana", concluiu o engenheiro.