Unidades de saúde passam por reformas

Saúde
11/05/2011 15h38

Instalações modernas, confortáveis e amplas. Assim ficarão as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju, que terão suas estruturas readequadas com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, bem como a atuação dos profissionais de saúde. Seguindo um cronograma pré-estabelecido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desloca uma equipe de funcionários para realizar serviços de reparos nas instalações físicas, hidráulicas e elétricas dos prédios, além de ajustar os aparelhos de refrigeração e o conjunto mobiliário das unidades.

As obras já foram iniciadas, no mês de abril, nas USFs Hugo Gurgel e Antônio Alves, ambas na zona sul. No mês de maio, foram finalizados os reparos na unidade Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário. Desde o dia 9, a USF Lauro Dantas Hora, no bairro Bugio, passa por uma readequação estrutural, com a pintura da parte externa e interna do prédio, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, além do conserto dos telhados e janelas.

Segundo Geison Ricardo, coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, estudos preliminares determinaram quais unidades seriam inicialmente reformadas. "Priorizamos as unidades com estruturas físicas mais deterioradas ou com problemas decorrentes de infiltrações das águas das chuvas. Seguindo nosso calendário, depois da unidade Lauro Dantas será a vez da USF Renato Mazze Lucas, no bairro Santos Dumont", afirma.

Benefícios

O projeto de reestruturação modernizará as instalações das salas de atendimento e consultórios das USFs. As salas de vacina, de aerossol, de observação e os consultórios clínicos e odontológicos receberão os reparos necessários para o adequado funcionamento dos serviços. Segundo Geison, a reforma nestes espaços será importante para a melhoria do atendimento e das condições de trabalho.

"A partir do momento em que as instalações físicas estão adequadas, os funcionários se mostram mais dispostos e melhor preparados para atender as solicitações da população. Todas estas medidas ajudam na concretização de um serviço mais humanizado, que é uma das prioridades da atual gestão da SMS", explica ocoordenador. 

Mesmo sem a interrupção dos atendimentos nas unidades reformadas, Geison Ricardo esclarece que os eventuais incômodos das obras serão passageiros e resultarão em futuros benefícios. "A colaboração de todos será importante, pois todos os transtornos serão breves se compararmos com os benefícios gerados a longo prazo com este projeto", afirma.    

Expectativa

A equipe de profissionais da USF Lauro Dantas acompanha de perto a execução das obras na unidade. Segundo explica o agente comunitário de saúde José Adailton Cunha, os benefícios advindos da reforma serão inúmeros para a equipe de funcionários do posto. "O nosso trabalho facilitará muito, já que não precisaremos ficar em instalações antigas e desconfortáveis para a execução das nossas atividades. Os mais de 100 funcionários e as duas equipes de médicos do local estão positivos com o resultado final da reforma", diz o agente.

Para  auxiliar de enfermagem Givalda Jesus, a expectativa com a reforma da unidade é que seja sanado o problema de umidade das paredes, que agravava o estado de alergia respiratória de funcionários e pacientes. "Muitos paredes estão com infiltração e várias manchas de mofo. Isso prejudicava alguns pacientes e funcionários com problemas alérgicos. A reclamação era constante, mas acredito que com esta reforma este quadro será revertido", diz.

Pacientes na fila de espera da unidade também esperam ansiosamente pelo término das obras. Elizabeth dos Santos disse é a primeira vez que acompanha uma reforma dessas proporções na unidade Lauro Dantas. "Moro próximo ao posto de saúde e nunca notei uma reforma geral como esta. Acredito que depois da finalização das obras, o local ficará mais adequado não só para mim, como para meus pais, que constantemente necessitam dos serviços da unidade", opina a moradora.