SMS realiza reunião com a comunidade

Saúde
11/05/2011 17h51

Dando continuidade à política de estreitamento das relações entre a gestão municipal e a comunidade, representada pelos conselhos locais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na tarde desta quarta-feira, 11, mais uma reunião com os presidentes dos conselhos locais das 43 Unidades Saúde da Família (USF). O encontro foi realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde.

Desta vez o principal objetivo do encontro, que também contou com a participação dos gerentes das USF, foi discutir a realização das Conferências Locais de Saúde (CLS), que antecedem a IX Conferência Municipal de Saúde que será realizada de 13 a 15 de julho deste ano. O presidente do Conselho Local da USF Elizabeth Pita, Carlos Alberto da Silva Souza, falou sobre a importância das reuniões para a população. "Esses encontros são fundamentais, tanto para os gestores quanto para a comunidade, pois fazem com que fiquemos interados e informados a respeito do que vai acontecer na Conferência Municipal", disse Carlos Alberto.

"A reunião de hoje serviu para prestar todos os esclarecimentos aos presidentes das CLS e gerentes das USF, sobre a operacionalização dessas conferências locais e, ao mesmo tempo, conclamá-los a estimular a comunidade a participar de forma efetiva das conferências. Lá, todos terão a oportunidade de manifestar sua opinião sobre a saúde que temos e sugerir a saúde que queremos", declarou Helio Farias, coordenador do Núcleo de Conselhos de Saúde.

Participação popular

De acordo com o vice-prefeito e secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, todas as ações têm como foco principal a melhoria no sistema de saúde da capital sergipana. "As conferências têm o objetivo de estimular a população a contribuir com essa melhoria, nos apresentando as demandas para que elas possam ser discutidas, ainda esse ano, na Conferência Municipal da Saúde. É através da participação popular que iremos aperfeiçoar o sistema de saúde da capital", pontua Silvio Santos.