Oferecer toda a estrutura logística e mobilizar usuários e funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Essas foram as garantias dadas à comissão organizadora do evento pelo secretário da pasta, Bosco Rolemberg, durante reunião preparatória realizada na tarde dessa quarta-feira, 12, na Estação Cidadania.
A conferência será realizada de 20 a 22 de julho deste ano, com o tema 'Consolidar o SUAS e valorizar os trabalhadores'. Antes, porém, o Conselho Municipal de Assistência Social promoverá as pré-conferências, que são espaços destinados a discussões mais ampliadas sobre os subtemas propostos. Nelsd serão escolhidos os delegados que participarão da conferência.
As pré-conferências têm papel fundamental para o sucesso do evento maior e é a mobilização de usuários, funcionários e da sociedade em geral que vai garantir a ampla participação popular. Na reunião dessa quarta-feira, ficaram definidas algumas estratégias de mobilização, entre elas a de utilizar os equipamentos de assistência social da Prefeitura de Aracaju.
"Vamos fazer uma grande mobilização através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para garantirmos a participação máxima de funcionários e usuários dos nossos serviços", disse o secretário municipal de Assistência Social, Bosco Rolemberg.
As pré-conferências irão ocorrer de 31 de maio a 6 de junho, no Instituto Lourival Fontes, Centro de Integração Raio de Sol e nos CRAS Gonçalo Rollemberg Leite (José Conrado de Araújo), Risoleta Neves (Alto da Jaqueira) e João Oliveira Sobral (Santos Dumont), segundo informou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Ferreira.
Conferência
Focada na valorização do trabalhador do SUAS, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social terá um público de 250 pessoas, sendo 200 delegados e 50 convidados. "Durante os três dias de evento estaremos discutindo os subtemas: controle social, qualificação dos serviços, combate à extrema pobreza e gestão do trabalho", informou a presidente do conselho.
Ao final da conferência, será elaborado um relatório de deliberações que será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social, bem como levado às conferências estadual e nacional da área. De cada subtema poderão ser retiradas 10 deliberações.