Intensificar a segurança em Aracaju. Foi para isso que, nesta quinta-feira, 12, membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Durante a reunião, foram discutidas formas de integrar as ações preventivas contra a violência.
O GGIM foi instituído pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em 2010, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado pelo Governo Federal. O Gabinete tem como objetivo principal promover a articulação entre os órgãos responsáveis pela segurança pública para reforçar o combate à criminalidade.
Entre os aspectos discutidos na reunião estão a implementação de um plano de segurança municipal. Segundo o coordenador da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão, o grupo, composto por representantes da segurança municipal, estadual e federal, está retomando as atividades e reuniões periódicas para deliberar sobre a situação da capital sergipana.
"O GGIM vai tratar dos assuntos relativos à segurança municipal no contexto macro. A gente reúne o gabinete para discutir as necessidades da população, analisando a situação de cada localidade, para que seja viabilizada a resolução de problemas de forma democrática. É muito importante que a Prefeitura se engaje nessa causa, para que seja assumida, de fato, a segurança pública municipal", afirma o major Edênisson.
Pronasci
O Pronasci é um programa idealizado pelo Ministério da Justiça, para incentivar o enfrentamento à violência e criminalidade no Brasil. O projeto desenvolve políticas de segurança vinculadas com ações sociais, priorizando a prevenção através da descoberta prévia das causas que levam à criminalidade.
As principais vertentes de ação do programa são voltadas à valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, combate à corrupção dentro das corporações policiais e a participação da comunidade nas ações.