Cras realiza mutirão de recadastramento do Bolsa Família

Família e Assistência Social
12/05/2011 16h35
Início > Notícias > Cras realiza mutirão de recadastramento do Bolsa Família

Atualizar as informações do Cadastro Único, porta de entrada para se tornar usuário dos serviços prestados pela Prefeitura de Aracaju na área da Assistência Social. Foi com este objetivo que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Maria realizou durante todo a dia desta quinta-feira, 12, o II Mutirão do Cadastro Único.

Durante o mutirão foi também possível inscrever-se no Cadastro Único pela primeira vez e, através da parceria com o Tribunal de Justiça, o CRAS ofereceu o serviço de solicitação da segunda via das certidões de nascimento e casamento. A equipe do TJ, composta de quatro profissionais, montou uma estrutura capaz de atender a 50 pessoas.

"Com este mutirão queremos alcançar principalmente os usuários do Programa Bolsa Família, uma vez que boa parte deles está em situação irregular. É por isso que fazemos o recadastramento periodicamente", explicou a coordenadora do CRAS Santa Maria, Renata Fagundes dos Santos.

As situações irregulares mais comuns envolvendo os usuários do Bolsa Família são mudança de endereço; filhos que são mudados de escolas e exclusão de membros da família sem que estes fatos sejam comunicados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) para atualização cadastral.

Ação articulada

Para garantir o sucesso do mutirão, o CRAS Santa Maria realizou uma mobilização através de comunicação às mães de crianças e adolescentes assistidos pelo órgão, em articulação com a Fundação do Trabalho (Fundat) e postos de saúde, segundo informou a coordenadora.

O CRAS Santa Maria assiste a 90 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, pelo programa Ação Social, a 35 adolescentes através do Pro-Jovem e a 40 idosos que freqüentam oficinas e grupos de convivência.