Atualizar as informações do Cadastro Único, porta de entrada para se tornar usuário dos serviços prestados pela Prefeitura de Aracaju na área da Assistência Social. Foi com este objetivo que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Maria realizou durante todo a dia desta quinta-feira, 12, o II Mutirão do Cadastro Único.
Durante o mutirão foi também possível inscrever-se no Cadastro Único pela primeira vez e, através da parceria com o Tribunal de Justiça, o CRAS ofereceu o serviço de solicitação da segunda via das certidões de nascimento e casamento. A equipe do TJ, composta de quatro profissionais, montou uma estrutura capaz de atender a 50 pessoas.
"Com este mutirão queremos alcançar principalmente os usuários do Programa Bolsa Família, uma vez que boa parte deles está em situação irregular. É por isso que fazemos o recadastramento periodicamente", explicou a coordenadora do CRAS Santa Maria, Renata Fagundes dos Santos.
As situações irregulares mais comuns envolvendo os usuários do Bolsa Família são mudança de endereço; filhos que são mudados de escolas e exclusão de membros da família sem que estes fatos sejam comunicados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) para atualização cadastral.
Ação articulada
Para garantir o sucesso do mutirão, o CRAS Santa Maria realizou uma mobilização através de comunicação às mães de crianças e adolescentes assistidos pelo órgão, em articulação com a Fundação do Trabalho (Fundat) e postos de saúde, segundo informou a coordenadora.
O CRAS Santa Maria assiste a 90 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, pelo programa Ação Social, a 35 adolescentes através do Pro-Jovem e a 40 idosos que freqüentam oficinas e grupos de convivência.