O êxito nos resultados da política de valorização e capacitação técnica dos servidores do município foram apresentados na 54ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administrações das Capitais (Fonac). O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de maio, e contou com a participação da secretária municipal de administração, Lucivanda Nunes, representado a Prefeitura de Aracaju.
Durante o evento foram discutidas novas práticas nas gestões municipais que sirvam para o permanente aprimoramento e excelência da administração pública no contexto nacional. "A importância do Fórum é o compartilhamento de informações entre os diversos gestores municipais, com o intuito de aprimorar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido por cada secretaria", afirma Lucivanda Nunes.
A programação do Fórum teve a exibição de palestras e conferências com os representantes das administrações municipais de todo país. O momento mais esperado foi o debate sobre a ‘troca de experiência e melhores práticas', em que cada secretário apresentou os principais avanços obtidos por cada município.
"No Fórum foi possível mostrar todo o potencial da Prefeitura de Aracaju que vem consolidando uma política municipal preocupada em garantir boas condições de trabalho e disposta a manter o diálogo com os servidores. Além das melhorias nas estruturas físicas e tecnológicas, a prefeitura vem realizando grandes investimentos nas áreas de capacitação e planos de carreira que assegurem a melhor qualidade de vida para todos os funcionários", explica a secretária.
Valorização
A Prefeitura de Aracaju apresenta resultados animadores na política de valorização do serviço público municipal. Entre as principais conquistas alcançadas nos últimos meses, destaca-se a reestruturação no quadro de servidores com a convocação de novos profissionais de saúde, técnicos de informática, analista de tecnologia e educadores assistentes.
Destaque ainda para a criação de um quadro suplementar para os profissionais da guarda municipal, garantindo o cumprimento dos direitos trabalhistas de vigias, vigilantes e desviados de função que fazem parte da unidade. O reajuste salarial no valor de 6% para todos os servidores, destinando mais de R$ 30 milhões para as despesas com pessoal, sendo que 78,73% com funcionários ativos e 21,27% com funcionários inativos também é um grande avanço.
Capacitação
Outra conquista importante é a capacitação técnica dos funcionários com a realização de cursos e treinamentos de atualização, que têm o objetivo de minimizar eventuais erros de operacionalidade e ampliar os conhecimentos já adquiridos, sem falar nas negociações com os representantes das categorias profissionais que integram o quadro de servidores durante o início do ano.