A fiscalização e vigilância do patrimônio público da cidade é uma das atribuições da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Ela realiza o monitoramento dos prédios administrativos e dos espaços históricos, culturais, artísticos e turísticos do município garantindo a ordem e preservação do cenário urbanístico local.
Sensores de movimento eletrônico, instalados em 80 centros de ensino e 54 unidades de saúde municipal, são monitorados pela central de atendimento, localizada no Parque da Sementeira, sede da GMA. O monitoramento é feito durante 24h, embora, o alarme mantanha-se inativo no horário de funcionamento das unidades.
Segundo a coordenadora da Central de Monitoramento, Tássia Nascimento, duas equipes ficam de plantão fazendo o registro das ocorrências e enviando as informações para o posto da GMA que verifica estas solicitações.
Alarmes
"Quatro viaturas divididas por áreas específicas ficam de prontidão, caso seja necessário o deslocamento até o local da ocorrência. Os sensores estão posicionados na parte interna e externa dos prédios e, ao sinal de qualquer ato suspeito, ele dispara e a viatura mais próxima da área faz a verificação", diz Tássia.
A coordenadora explica ainda que em alguns casos, já foram constatadas invasões a prédios públicos e os contraventores foram pegos em flagrante. "Também já houve momentos em que eles desistiram de praticar o ato ilícito ao avistar as viaturas", explica.
Câmeras
A central de Monitoramento nas ruas está sob regimento do estado, mas há a pretensão de implantar novas câmeras de monitoramento sob vigilância da administração municipal. Segundo o coordenador da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão, a meta é que as câmeras sejam instaladas em pontos estratégicos da capital, como as praças e ruas mais movimentadas.
"O monitoramento via captação de imagens evitaria não só a depredação destes locais, como a ocorrência de assaltos e outros atos de violência. As câmeras ficariam distribuídas, preferencialmente, em locais onde há um índice maior de eventos desta natureza. O propósito é que, futuramente, estas câmeras sejam estendidas para outros espaços e locais públicos do município", explica o major.
Denúncias
Além do monitoramento eletrônico, a GMA oferece o serviço de denúncias através do telefone 153. O atendimento acontece 24h e é realizado por três guardas municipais da central de monitoramento. "Qualquer pessoa pode realizar as ligações, caso verifique atos de vandalismo e atitudes suspeitas em centros públicos geridos pela Prefeitura de Aracaju. A utilização deste mecanismo é importante, pois ajuda a coibir a depredação e o uso indevido dos bens desfrutados pela população", conclui Tássia Nascimento.