Edvaldo registra propostas para Reforma Política

Agência Aracaju de Notícias
13/05/2011 16h24
Início > Notícias > Edvaldo registra propostas para Reforma Política

Nesta sexta-feira, 13, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da Conferência Estadual da Reforma Política, realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe. O ciclo de debates, que acontece em todo o país, tem como objetivo ouvir e discutir as opiniões da população e parlamentares para pautar as propostas de mudanças da reforma política, já em tramitação na Câmara dos Deputados.

A conferência reuniu no plenário prefeitos, deputados, vereadores, militantes partidários e diversos trabalhadores e representantes da sociedade civil. Durante o encontro, todos os participantes tiveram a oportunidade de expor sua opinião a respeito do atual cenário da política brasileira, além de pontuar sugestões para as reformas eleitorais. Os debates são organizados pelo deputado federal Almeida Lima, que preside a Comissão Especial de Reforma Política.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, uma mudança nas bases eleitorais do país é necessária e será benéfica para a população. Segundo ele, a estrutura eleitoral e política deve ser revista para garantir o desenvolvimento do país. "Precisamos fazer a reforma política que abrange a reforma do Estado Brasileiro, pois o pacto federativo precisa ser revisto. É preciso pensar em uma reforma de base e, portanto, uma reforma política e eleitoral, para garantir maior liberdade democrática e maior participação social, em favor da pluralidade e da democracia", afirmou Edvaldo.

Sugestões

Durante a assembleia, o prefeito de Aracaju também aproveitou o espaço aberto ao público para atuar como cidadão e registrar sua sugestão para contribuir com as propostas da reforma. "O Brasil daria um grande passo se adotasse a unificação do calendário eleitoral. No mesmo ano teríamos eleições municipais e estaduais nos meses de abril ou maio, e no final do ano teríamos as eleições para presidente, senadores e deputados. Precisamos discutir um projeto de Estado, pois, com planejamento, os resultados são positivos", sugeriu Edvaldo Nogueira.

Entre outros temas, foram sugeridas na conferência novas metodologias de financiamento eleitoral, a possibilidade de cada cidadão votar em dois deputados e vereadores, além da extinção do cargo de suplente para senadores e o sistema de lista fechada. O relatório final elaborado com as sugestões deve ficar pronto no final do mês de junho.

Participação Popular 

Para o deputado Almeida Lima, o ponto mais importante desta reforma é o modo como ela está sendo elaborada. Segundo ele, a opinião do povo e os anseios da sociedade em relação ao quadro político e eleitoral do país são os pilares que irão fundamentar as mudanças propostas pela Comissão presidida por ele.

"Queremos ouvir a população para poder discutir os temas, porque o que nós precisamos é que esses pontos fiquem muito bem esclarecidos para o povo. A lista fechada, por exemplo, é um caciquismo político e o assunto precisa ser debatido com a sociedade. A reforma tem que ser gestada não apenas por parlamentares, mas pela população", defendeu Almeida Lima.

Presenças

Além de deputados, prefeitos e vereadores sergipanos, participaram da conferência os deputados federais Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul, Íris Araújo, do PMDB de Goiás, e Luiza Erundina, do PMDB de São Paulo.