Na última sexta-feira, 15, foi realizada a 1ª reunião ordinária do Comitê Consultivo de Arborização, que aconteceu na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e reuniu representantes de órgãos públicos, sociedade civil e universidades. A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Lucimara Passos, que preside o Comitê, abriu a reunião e falou sobre a sua importância. "Aqui nós iremos construir toda a sistemática do nosso trabalho. O mais importante é que estamos ampliando o debate com todos os setores da sociedade para avaliar e atender as demandas do setor de arborização", disse.
Durante a primeira reunião ordinária, os membros do Comitê debateram sobre o calendário das próximas reuniões e criaram uma comissão para a criação do regimento interno. O Comitê é composto por representes da Universidade Federal de Sergipe, Secretaria Municipal de Planejamento, Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (Unit), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.
Conservação
O gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney, explicou que com a criação do comitê diversos assuntos podem ser colocados em pauta para elevar a qualidade dos serviços prestados na área de arborização. "Sem dúvida esse comitê vai dar uma contribuição enorme para o nosso trabalho. Vamos levar para as reuniões diversos assuntos que envolvem arborização, que vai incluir a escolha da melhor espécie até a conservação e manutenção das áreas verdes", ressalta.