Prefeito participa de sessão solene da UFS

Agência Aracaju de Notícias
17/05/2011 08h50
Início > Noticias > 45787

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da sessão solene dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em comemoração ao aniversário de 43 anos da instituição, realizada na noite desta segunda, dia 16, no Centro de Convenções de Sergipe. A solenidade de outorga de títulos, que contou com a participação do Coral da UFS, homenageou acadêmicos e funcionários com reconhecida contribuição ao desenvolvimento da universidade.

Este ano, o grande homenageado pela instituição de ensino superior foi o médico Adib Domingos Jatene, agraciado com o título de ‘Doutor Honoris Causa'. Durante a solenidade, também foram condecorados sete professores, 10 técnicos administrativos e nove políticos que compuseram ou ainda compõem a bancada federal de Sergipe.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, que cursou medicina na UFS, reconhecer a contribuição de personalidades importantes para a sociedade ajuda a estimular o desenvolvimento de novos profissionais. "A UFS tem formado gerações de profissionais que trabalham incessantemente para construir um Estado cada vez melhor. Por isso, o desenvolvimento de Sergipe se confunde com a criação da UFS, e o progresso que nós conseguimos adquirir e a excepcionalidade de nossos profissionais têm muito a ver com os 43 anos dessa universidade", afirmou o prefeito.

Segundo o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, as importantes contribuições de Adib Jatene à pesquisa na área da medicina relaciona-se diretamente ao desenvolvimento do curso de medicina da UFS. "Em nossas comemorações, sempre aproveitamos a ocasião para homenagear as pessoas de elevado mérito e as que contribuem para o desenvolvimento da universidade. Este ano, o grande homenageado é um médico conhecidíssimo, um dos cirurgiões cardíacos mais competentes do mundo, formador de equipes no país inteiro. E essa homenagem também está sendo motivada pelo cinqüentenário do curso de medicina da UFS e pela implantação do campus de saúde de Lagarto", disse o reitor.

Honra

Além de cirurgião, o médico Adib Jatene também já foi ministro da Saúde por duas vezes, secretário estadual de Saúde de São Paulo e responsável por pesquisas inovadoras no meio acadêmico. Apesar do extenso currículo, a humildade foi o ponto forte do discurso do médico. "Eu me sinto profundamente honrado por receber um reconhecimento que eu já não esperava. O exercício profissional é uma coisa que deve engrandecer as pessoas. A medicina é uma profissão extraordinária porque ela nos dá a oportunidade de sentir e receber o sentimento de gratidão daqueles que são beneficiados pela atividade, que não é feita em benefício do médico, mas para ajudar pessoas que sofrem a se sentir melhores", disse Jatene.

Em quase 60 anos dedicados à medicina e à vida pública, Adib Jatene destacou o trabalho junto às pessoas mais carentes, realizado durante sua administração como secretário de Saúde de SP. "Durante 38 meses em que estive na Secretaria da Saúde, tive a oportunidade raríssima de conviver com as populações da periferia de São Paulo. Participava de assembleias populares com pessoas que buscavam apenas um local pra vacinar os filhos. Eu aprendi com esta população tudo o que eu sei sobre saúde pública. Muita coisa foi aprendida na prática, vendo as pessoas que sofrem e vendo as pessoas que não tem acesso", emocionou-se o médico.

Para o governador, que logo após o evento ofereceu um jantar ao ex-ministro no Palácio de Veraneio, a Universidade Federal não poderia ter escolhido homenageado mais apropriado para a ocasião das comemorações. "Jatene é um dos mais importantes médicos e cientistas do Brasil, conhecido no mundo inteiro. É um homem admirável", disse o governador do Estado.  

Agraciados

Todos os parlamentares da última legislatura federal foram homenageados com moções de agradecimento pelas iniciativas tomadas em favor do desenvolvimento do ensino superior e, em especial da universidade. O senador Eduardo Amorim, o deputado federal Valadares Filho e os ex-deputados Albano Franco, Iran Barbosa - atual secretário de Estado dos Direitos Humanos -, Jackson Barreto - atual vice-governador, e José Carlos Machado foram agraciados.

O título de ‘Professor Emérito' foi destinado àqueles que, antes de se aposentar, contribuíram significativamente para a concretização dos pilares da instituição superior de ensino público: ensino, pesquisa e extensão. Foram condecorados os docentes Antonio Leite Cruz, Byron Emanuel de Oliveira Ramos, José Fernandes dos Santos Macêdo, João Costa (in memorian), José Araújo Filho, José Bispo dos Santos e Vahideh Rahnemaye Rabbani Jalali.

Além disso, foram entregues placas aos servidores técnico-administrativos dos quatro centros de ensino e da Prefeitura do Campus, pelo trabalho diário realizado na instituição: Cosme Assis, Helena Matos de Oliveira, Ilsa Lima da Silva, Raimundo Moreira Prata, João Bosco dos Santos, José Antonio Pereira, José Antonio de Arruda Câmara, Josevaldo Mendes, Lúcia Maria de Jesus Andrade e Rosali Nunes de Oliveira.

Também foi conferida uma moção de reconhecimento a Regina Lúcia Mattos Spinelli, por seus 40 anos de atuação no campo das artes cênicas, em especial da Dança; e a Medalha de Mérito Estudantil, entregue à bióloga Ilaine Silveira Matos, que terminou sua graduação no semestre 2010/2 com a média geral 9,7 - a maior de toda a instituição.

Presenças

Além dos homenageados, estiveram presentes os vereadores Dr. Emerson , representando a Câmara Municipal, e Miriam Ribeiro, além do secretário municipal de Esportes, Fábio Mitidieri, e a primeira-dama do Estado e secretária de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. Os secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, do Trabalho, Marcelo Freitas, e do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia, Zeca da Silva, também prestigiaram a solenidade.