Estudantes irão marchar em defesa dos direitos infanto-juvenis

Educação
18/05/2011 11h15

Nesta quarta-feira, 18, às 15h, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e alunos das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Sérgio Francisco da Silva, Olga Benário e Juscelino Kubitschek participarão da caminhada em combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A mobilização, realizada em alusão ao 18 de maio, está sendo promovida pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

A caminhada terá início na Praça da Bandeira e percorrerá trechos da avenida Barão de Maruim e rua Itabaiana, terminando na Praça Fausto Cardoso às 17h, com um ato público. O assessor da coordenadoria de projetos da Semed, Expedito Rocha, afirma que toda e qualquer manifestação que desperte a população para a problemática da violência é de extrema importância. "É necessário que as pessoas tomem conhecimento da dimensão do problema e atentem para os principais modos de prevenção", comentou Expedito.

"A presença dos alunos na mobilização representa um momento de reflexão sobre o tema. Com isso, os membros das comunidades escolares se sentirão mais seguros ao realizarem denúncias, o que tende a reduzir os índices de violência contra crianças e adolescentes", disse a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes.

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil pela Lei n° 9.970/2000, em memória de Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada sexualmente e assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha oito anos, em Vitória (ES).