Amanhã é o último dia de vacinação contra a gripe

Saúde
19/05/2011 10h53

Amanhã, 19, é o último dia da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca as pessoas que ainda não foram imunizadas a comparecerem à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa. Podem se vacinar idosos (com mais de 60 anos), crianças (com mais de seis meses e menos de dois anos), gestantes, trabalhadores da saúde e índios.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). De acordo com dados divulgados pela SMS, foram vacinados 28.466 idosos (60,59% de cobertura), 9.702 crianças (67,20%) e 4.219 gestantes, o que representa 50,66% da meta. Também podem se vacinar os índios e trabalhadores da área de saúde.

Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

Segurança

O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado.

Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Meta

O objetivo da SMS é alcançar a meta de vacinar 80% do público-alvo até amanhã, dia 19. Quem ainda não tomou a sua dose, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e apresentar o cartão de vacinação.