Prefeitura recupera praça após atos de vandalismo

Infraestrutura
19/05/2011 11h24

Recentemente, a praça Zilda Arns, localizada entre a Alameda Antônio de Pádua Araújo e a avenida Sílvio Teixeira, no bairro Jardins, foi alvo de ações de vandalismo. Para evitar a depredação do patrimônio público, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando serviços de manutenção e recuperação da praça.

Inaugurado há menos de um ano, o espaço que serve à prática de atividades físicas e conta com uma ampla área de lazer já apresenta várias pichações e depredações em bancos, muros e aparelhos de ginástica. As ações criminosas têm comprometido não só a estrutura do mobiliário urbano, como também a beleza do local.

Esta semana, equipes da Emurb estão trabalhando na recuperação de itens do parque infantil e na pintura dos pontos onde houve pichação. Por conta do tempo chuvoso, a previsão é de que os serviços sejam finalizados na próxima semana.

Para o estudante Vinícius Melo Correia, 19, morador da área e frequentador do local, a praça é uma das mais belas da capital. "É lamentável ver uma praça tão bela e agradável sendo alvo de vândalos. A praça é hoje um local ideal para se exercitar ou apenas sentar e refletir. Venho sempre aqui", elogia o estudante.

Qualidade de vida

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a Prefeitura de Aracaju construiu a praça para atender a uma reivindicação dos moradores da área. O local, que homenageia a missionária Zilda Arns, é hoje um ambiente de integração social, lazer e prática esportiva.

"Cada iniciativa que a administração municipal desenvolve tem a preocupação de proporcionar aos moradores benefícios que gerem a melhoria da qualidade de vida. A praça Zilda Arns é um exemplo dessa iniciativa. Infelizmente o vandalismo tem sido o principal problema que a Prefeitura de Aracaju tem enfrentado para garantir a manutenção desses espaços", destaca o engenheiro.

Histórico

Inaugurada em 1° de julho de 2010, a praça Zilda Arns foi construída em uma área de 7.468 m² e recebeu investimentos da ordem de R$ 580.317,05. Antes subutilizado e sem iluminação, o espaço era uma área de acesso difícil e motivo de preocupação para os moradores, que temiam riscos de assalto no local.

Em uma parceria com o Governo do Estado, que doou o terreno para viabilizar a construção, a Prefeitura de Aracaju projetou um espaço inovador na capital, com equipamentos de ginástica específicos para idosos, parque infantil, quiosques, pista de caminhada, mesas com tabuleiros, estacionamento e itens de acessibilidade para garantir a inclusão da pessoa portadora de deficiência.

A praça é um dos lugares mais frequentados do bairro. Por conta do caráter inovador da iniciativa, a arquiteta Angélica Rocha, que desenvolveu o projeto de urbanização da praça, recebeu no dia 25 de agosto do ano passado uma moção de aplausos no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, uma forma de reconhecimento do Poder Legislativo ao cidadão aracajuano que presta importantes serviços à comunidade.


Leia mais...

Arquiteta da Emurb recebe moção de aplausos na Câmara Municipal