PMA retira mais 62 famílias de área de risco

Assistência Social e Cidadania
19/05/2011 14h31

Ampliando as ações de erradicação das moradias precárias, a Prefeitura de Aracaju removeu na manhã desta quinta-feira, 19, mais 62 famílias da invasão do Arrozal 1, concluindo assim a desocupação da área. Destas, apenas duas foram conduzidas para o abrigo municipal, enquanto as demais famílias optaram por ficar em casas de parentes e amigos. Todas as pessoas cadastradas receberão o auxílio-moradia imediatamente, e poderão viver em casas alugadas e pagas pela prefeitura.

A operação de desocupação da invasão teve início às 8 horas, e envolveu diversos órgãos do município de Aracaju, como Emurb, Emsurb, Guarda Municipal, SMTT, SAMU e Defesa Civil. Conduzida Pela Secretaria Municipal de Assistência Social (semasc), a ação ocorreu de forma pacífica e respeitosa, com o apoio dos moradores.

"Esse trabalho da prefeitura é excelente. Sobrevivi aqui a três enchentes, que me deixaram bastante doente, mas estou contente por sair desse lugar", declarou Vilma Rosa dos Santos, 42 anos, moradora da invasão do Arrozal 1 desde 2005. Cadastrada na Semasc, Vilma e seu companheiro João dos Santos, 38 anos, têm direito a um auxílio-moradia no valor de até R$ 300.

Durante todo o dia de ontem equipes da Semasc, Emsurb e Emurb trabalharam na mudança das famílias e na derrubada dos barracos. Todo entulho será retirado e a área desocupada irá permanecer sob a vigilância constante da prefeitura de Aracaju, para que sejam evitadas novas ocupações. De acordo com o secretário Bosco Rolemberg, a meta da Semasc é desocupar toda a margem do canal Santa Maria, retirando as famílias, dando-lhes o auxílio-moradia enquanto aguardam o sorteio das casas no bairro 17 de Março.

"Com isso estamos resgatando essas pessoas de uma situação de extrema degradação para viver em casas dignas. Esta é uma ação muito positiva e inovadora da prefeitura de Aracaju, que tem demonstrado em suas ações que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira está presente onde há necessidade dela, é resolutiva e inovadora na forma de prestar assistência social", disse o secretário.

Novas invasões

A Prefeitura de Aracaju está empreendendo um grande esforço e mobilizando vários órgãos da administração municipal para evitar que as áreas desocupadas sejam novamente invadidas. Esta determinação resultou, por exemplo, na derrubada de 50 novos barracos erguidos nos últimos dias na invasão da Água Fina.

A operação ocorrida na tarde de ontem foi conduzida pelo comandante da Guarda Municipal, Major Edenisson. "Todos os barracos haviam sido erguidos nesta semana. Metade deles não estava ocupado e a outra metade continha carcaças de móveis", declarou o major, salientando que professores de uma escola próxima informaram que todos aqueles novos invasores possuíam casa própria.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, a ação de derrubada dos barracos foi aplaudida pelos moradores antigos da invasão, que reforçaram a informação dos professores, admitindo que os donos dos novos barracos possuíam casa própria.