Campanha 'Chega de Acidentes' vai ao bairro Getúlio Vargas

Transporte e Trânsito
19/05/2011 15h07

Rua São Cristóvão com avenida Gentil Tavares: este é o endereço da 7ª edição da campanha 'Chega de Acidentes' na capital sergipana. Nesta sexta-feira, 20, a equipe da Superintendência Municipal de Trasporte e Trânsito (SMTT) e parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito estarão no local das 6h30 às 9h, distribuindo panfletos educativos, adesivos e cidadania entre os condutores de veículos durante os intervalos semafóricos das vias.

A equipe do órgão acredita que, a partir da educação para o trânsito, é possível evidenciar aos condutores que respeitar as leis do trânsito, além de se tratar de um cumprimento legal, é ter respeito à vida. E os motoristas e pedestres estão aprovando a campanha educativa.

"Vejo a campanha de maneira muito positiva. Ações como estas são necessárias porque chamam atenção da população para a importância de respeitar as leis de trânsito. Eu, que sou motorista profissional, infelizmente vejo muita gente que não respeita o sinal vermelho e que não respeita o limite de velocidade é importante que os órgãos públicos se unam para combater estas situações", declarou o motorista Emilson Chagas.

Vítimas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,2 milhões ao ano. Ficam feridas e/ou inválidas mais de 20 milhões. Se nenhuma medida for tomada o número de mortes chegará a marca de 1,9 milhão ao ano em 2020. Na faixa etária de 15 a 29 anos, os acidentes no trânsito já é a primeira causa de fatalidades no mundo, à frente da Aids, tuberculose e da violência.

O Brasil ocupa mundialmente o quinto lugar em quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Russa e EUA. De acordo com o Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária, lançado pela OMS em 2009, se este ritmo se mantiver, as fatalidades no trânsito passarão do 9º (2004) para o 5º (2030) entre os maiores fatores de mortalidade no mundo, atingindo cerca de 2,4 milhões de pessoas por ano.

Dados

Em 2010, foram 7.389 veículos envolvidos em acidentes de trânsito em Aracaju, sendo 5.075 automóveis e 928 motocicletas. Se a população não se conscientizar quanto ao respeito do limite de velocidade, os números podem aumentar. Por isso, a SMTT convida a sociedade para somar esforços em campanhas educativas para o trânsito.