Alunos da Fundat recebem certificados de técnico em vendas

Formação para o Trabalho
19/05/2011 17h36

Cumprindo mais uma etapa em sua meta de qualificar e inserir os cidadãos no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), realizou na noite da ultima quarta-feira, 18, a solenidade de entrega de certificados a 24 alunos do curso de técnicas em vendas. A entrega dos certificados aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no bairro Lamarão.

De acordo com o administrador da Paróquia, padre Tony Santos da Silva, a parceria firmada com a Fundat ofereceu uma oportunidade ímpar aos moradores da região. "A maioria dos jovens não têm opções educativas, culturais e profissionalizantes, mas graças a essa ação da Prefeitura de Aracaju, essa realidade está mudando", afirmou o padre Tony.

O curso de técnicas em vendas foi realizado no período noturno e contou com a participação de 24 cidadãos com idades entre os 16 e 35 anos. Padre Tony destacou que a frequência dos alunos superou as suas expectativas, com 90% de comparecimento. "Tenham a certeza de que o pequeno percentual que desistiu foi por motivos sérios que os impossibilitaram de terminar o curso", esclarece.

Entrega de certificados

A diretora operacional da Fundat, Marta Rocha, e a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Dantas, fizeram a entrega dos certificados. A expressão dos alunos era de alegria por terem alcançado mais um avanço em sua vida profissional. Agora eles estão prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Marta Rocha parabenizou a turma, lembrando a todos sobre a preocupação da fundação em oferecer cursos de qualidade. "Devemos a todo instante aproveitar as oportunidades e os momentos que a vida nos oferece para fortalecer nosso conhecimento e buscarmos cada vez mais o aprimoramento do intelecto", afirmou, completando que o mercado de trabalho é competitivo e que se destacam aqueles que possuem a qualificação profissional.

Metas

A proposta da Fundat é qualificar seis mil pessoas este ano, nas mais diversas áreas. Atualmente, cerca de 30 cursos profissionalizantes são oferecidos tanto nas seis unidades custeadas diretamente pela Fundat, como nas outras 23 unidades e associações de bairros que atuam em parceria com o órgão. Os cursos são voltados para suprir a demanda de mão-de-obra qualificada e abrangem, desde as áreas de artesanato, costura e bijuteria, até as áreas mais técnicas como cursos de informática e idiomas, além do ramo de atendimento comercial e hotelaria.  

Cadastro

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, sediada na avenida Lamarão, s/n, cedeu o espaço físico e a fundação custeou os instrutores e todo o material didático. Os cursos da Fundat não só ajudam a preencher uma lacuna da oferta de mão-de-obra qualificada, como também oferecem melhorias na oportunidade de renda e emprego local. Os novos profissionais capacitados são cadastrados em um banco de dados e, muitas vezes, recebem indicações da Fundat para o preenchimento de uma determinada vaga de trabalho, a partir do perfil e aptidão que apresentam.